Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Sermão - 039


Como tenho participado do Reino?
 

 
 

Sempre veremos na Bíblia personagens diferentes que participaram das coisas de Deus! Temos Adão, Abraão, Sansão, Saul, Davi, muitos outros, Nos tempos de Jesus temos João Batista, Judas, e o próprio Jesus!
 
Estas pessoas passaram pelas histórias da Bíblia. Algumas contribuíram mais outras menos, mas temos uma certeza participaram e ajudaram ou atrapalharam o Reino de Deus.
 

 
 
E nós? Temos dado algumas coisas? Poderemos dizer...
 
1)      Entrego meu dízimo; “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa,...”  Malaquias 3:10
 
2)      Tenho ofertado para o reino; “Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.” Romanos 15:26
 
3)      Participo dos cultos com freqüência; “ E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles...”. Atos 14:27
 
4)      Tenho ajudado nos projetos da igreja; - “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.”Atos 6:3
 
5)      Oferto meu tempo para igreja;
 
6)      Ofereço meus talentos para a obra; “E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.” Atos 6:8

Tudo isto é muito bom... Como temos nós participado do Reino?
 
O que mais poderíamos fazer?
 
O que poderia dar ao Senhor que Ele já não tivesse?
 
i)                    Dinheiro?
ii)                   Objetos?
iii)                 Tempo?
iv)                 Conhecimento?
v)                   Talentos?
 
 
 
Quando falamos de doar muitos pensam em coisas as mais diversas! E toda ajuda possível é válida. Num outro sermão comento sobre os dons e os usos. Clareando de forma, acredito, fácil, que cada pessoa tem o que fazer e há em suas mãos como fazê-lo. Pois Deus concedeu a cada um um dom para que fosse usado nas suas realizações. 
Porém sabemos que na vida secular pessoas se destacam e ocupam grandes cargos e tem obviamente grandes responsabilidades. Recebendo também recompensas do mundo para o seu esforço. Assim como no reino de Deus as pessoas que se esforçam mais como dito na palavra de Deus terão maior galardão! É promessa de Deus.
Mas é preciso se esforçar mais. É necessário se destacar em atitude quanto as coisas do Reino. Esforçar para que se realize a vontade de Deus. pois nós somos os agentes de Deus aqui na terra. como também é dito foi aos homens (mulheres) a quem Deus incumbiu da pregação da palavra.
 
 

 
Mas quem está contribuindo mais para este propósito?
 
Muitos deixaram suas histórias na Bíblia e tudo foi contato para honra daqueles que participaram dos feitos de Deus caminhando na obediência de suas palavras. Mas sabemos que outras pessoas além de não contribuir foram verdadeiros adversários de Deus no processo de constituição do Reino. 
 
Como temos nós participado do Reino?
 

 
 
Temos levado tudo que podemos para a realização da obra de Deus? Ou será que agimos como Adão que preferiu o conhecimento a obediência? 
 
Ou seremos citados como Abraão considerado o Pai da fé e que não ficou com medo quando Deus lhe pediu o melhor que ele tinha: seu próprio filho? A isto chamamos cortar na própria carne. No caso de Abrão o seu filho seria cortado literalmente. 
 
Ou seríamos como Sansão, forte valente, nós daríamos a Deus nossa força... Mas pecou ao se misturar com outras pessoas. Mas no final deu sua vida para que o nome de Deus fosse engrandecido. 
 
Que tal Saul. Sua aparência era singular sobressaia do meio do povo do ombro para cima. Era um homem alto e vistoso, mas desobedeceu a Deus e perdeu seu reino para Davi. 
 
Ah Davi, o homem segundo o coração de Deus. Que predicado melhor para alguém. Doando sua força e coragem que perdeu o seu reino para não lutar contra o próprio filho e dizia se Deus me deu Ele pode tomar. Obediente Davi que entrou na história como aquele a quem Jesus pertencia na família. 
 
E João Batista... Enfrentava os judeus pecadores e os lideres ao ponto de ser morto. Homem destemido, meio louco, mas destemido. 
 
Judas, ninguém desejaria falar do Judas, mas ele contribuiu! Como? Entregou Jesus para a crucificação que salvou nossas vidas! Que coisa. Mas Jesus o advertiu o que tens que fazer faça-o logo. Ele fez maldade.
 
Como temos nós participado do Reino?
 
Mas quem tem contribuído como maior eficiência para o Reino?

No reino de Deus doar...
i)                    Dinheiro?
ii)                   Objetos?
iii)                 Tempo?
iv)                 Conhecimento?
v)                   Talentos?
 
É muito bom... Mas quando Davi foi ofertar ao Senhor não aceitou que lhe fosse dado algo. Preferiu comprar para mostrar que deve haver sacrifício para servir a Deus. É preciso sacrifício para estar mais próximo de Deus. Realizando a obra. Fazendo a vontade de Deus como Jesus fez. 
 
Jesus ofereceu sua vida para que as coisas funcionassem a nosso favor.

Como temos nós participado do Reino?
 



sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Sermão - 038

Idolatria!

 
Isaías 44: 9 – 20 – Sabedoria 13:10-19
A inteligência do homem sempre é posta a prova por Deus. Ora não temos nós o conhecimento para fazer grandes obras? Sim. 
O homem faz equipamentos, edificações, moradias, barragens, veículos, produz alimentos de forma grandiosa e poderia certamente cessar a fome sobre a terra! Se o outro lado não interferisse negativamente. Quando o homem, apesar de fazer grandes coisas, perde o senso e pratica atos detestáveis diante de Deus ele anula tudo que fez antes.
 
 
O mesmo homem que faz maravilhas segundo o entendimento dado a ele por Deus! É o que faz misérias segundo a loucura lhe dada pelo inimigo. O mesmo Adão que governava sobre o mundo também comentou  a loucura de abandonar os preceitos de Deus. Parece que é eternamente assim. Coxeando entre dois senhores.
 
Leitura dos Textos.

Isaías 44:9-20
9. Os fabricantes de ídolos nada são e suas preciosas obras nada valem; para confusão deles, suas testemunhas não sabem ver nem compreender.
10. Aquele que quer modelar um deus, funde uma estátua que não servirá para nada.
11. Seus fiéis ficarão decepcionados e seus operários são apenas homens. Que todos se congreguem e compareçam. Ficarão assustados e decepcionados.
12. O ferreiro manipula o formão e trabalha no forno; talha o ídolo com golpes de martelo; modela-o com mão vigorosa; mas tem fome, sente-se esgotado, tem sede, está extenuado.
13. O escultor em madeira estica o cordel, traça o esquema a lápis, desbasta a imagem com o cinzel, mede-a com o compasso; dá-lhe forma humana, fá-la um belo tipo de homem, para colocá-la numa casa.
14. Vai cortar madeira, apanha um roble ou um carvalho que tinham deixado crescer entre as árvores da floresta que o Senhor havia plantado, e que a chuva havia feito crescer.
15. Depois faz com a madeira um fogo, e leva-o para se aquecer; queima-a também para cozer o pão; enfim serve-se dela para fabricar um ídolo diante do qual se prosterna.
16. Queima a metade de sua madeira, sobre a brasa assa a carne, come esse assado até fartar-se. Então aquece-se e diz: Como é bom sentir o calor e admirar a chama!
17. Com a sobra faz um deus, um ídolo diante do qual se prostra para adorá-lo e orar dizendo: Salva-me, tu és meu deus.
18. Falta bom senso e juízo a essa gente; têm os olhos tão fechados que não vêem, seus corações não podem compreender.
19. Ninguém reflete nem tem bom senso e inteligência para se dizer: Queimei metade, cozi pão sobre a brasa, aí assei a carne que comi e iria eu fazer do resto um ídolo miserável? Prostrar-me-ia diante de um pedaço de madeira?
20. Este homem se nutre de cinzas, seu coração desabusado o desencaminha, ele não consegue salvar-se nem dizer: Não será um logro o que tenho nas mãos?
 



Sabedoria 13:10 - 19
10. Mas são desgraçados e esperam em mortos, aqueles que chamaram de deuses a obras de mãos humanas: o ouro, a prata, artisticamente trabalhados, figuras de animais, alguma pedra inútil, a que, outrora, certa mão deu forma.
11. Assim, um lenhador cortou e serrou uma árvore fácil de manejar. Habilmente ele lhe tirou toda a casca, e com a habilidade do seu ofício, fez dela um móvel útil para seu uso.
12. Com as sobras de seu trabalho, cozinhou comida, com que se saciou.
13. O que ainda lhe restava, não era bom para nada, não passando de madeira torcida e toda cheia de nós; contudo, ele a tomou e consagrou suas horas de lazer a talhá-la; ele a trabalhou com toda a arte que adquirira, e lhe deu a semelhança de um homem,
14. ou o aspecto de algum vil animal. Pôs-lhe vermelhão, uma demão de uma tinta encarnada, e encobriu-lhe cuidadosamente todo defeito.
15. Em seguida, preparou-lhe um nicho digno dele. e o fixou à parede, segurando-o com um prego:
16. foi por medo que caísse, que tomou este cuidado, porque sabe muito bem que ele não pode ajudar-se a si mesmo, pois não passa de uma estátua que tem necessidade de um apoio.
17. Mas quando lhe implora por seus bens, seus casamentos, seus filhos, não se envergonha de falar ao que é inanimado, e pede saúde ao que é desprezível.
18. Reclama a vida ao que é morto, e procura socorro no que é débil; e para uma viagem, invoca o que não pode andar;
19. para um lucro, um trabalho, o bom êxito de uma obra de suas mãos, pede a força ao que nem é capaz de mover as mãos.
 


Assim é o mesmo homem que tem entendimento também desfruta da tolice. 
 
Podemos nós permanecer em Deus? Sim, mas queremos nos sempre estar em Deus? Eis o desafio.
 
A habilidade de um homem para construir coisas é indubitável. Olhem ao seu redor! Tudo que enxergas foi feito com as mãos dos homens... Claro que Deus permitiu. Para o bem ou para o mal! Deus permitiu. Por que Deus sempre coloca o homem à prova.

O mesmo homem que lembra cuidadosamente de Deus. Faz deuses para si de diversas formas entre as quais através de imagens de escultura. Mas não é esta a única forma. De forma física.
Assim diz a palavra de Deus: Os ídolos feitos por mãos humanas não veem nem entendem nada a seu redor. Por que então muitas pessoas ainda se inclinam diante destas peças inanimadas?
 
 
Como pode a criatura de Deus realizar com sua mãos algo e achar que tal coisa tem poder sobre sua vida? Ou sobre outras vidas? Ou ainda achar que há outros homens com tal capacidade... Os homens não são deuses na terra, apenas homens limitados a suas vidas que não alcançam mais de um ciclo. Quem deseja viver eternamente depende de Deus e de sua misericórdia.
Você deseja? Clame a Deus pelo seu amor e confirme Jesus como seu Senhor e Salvador.

Nosso maior desejo ao trazer de volta este tema – Idolatria - é principalmente para que possamos, passados este período em que as pessoas se enfiam ainda mais neste ato estúpido de adorar a imagens e a deuses criados por mãos humanas, chamar atenção das pessoas para a loucura de seus atos. Pois não há lógica nisto. Os textos dizem, claramente, qual o pensamento de Deus sobre tal coisa.

Se eu chamar seu pai, sua mãe, irmão, irmã ou filho de loucos, estúpidos, malucos, sem juízo, desnorteados, sem senso, etc. Acredito que vocês se zangariam comigo. Seria uma desfeita de minha parte não é verdade?

Pois é.... Quero ver vocês brigarem com Deus pois ele chama as pessoas que adoram a estes monumentos feitos por mão humana de CEGOS e SEM ENTENDIMENTO (verso 10 de Sabedoria 13 na Bíblia católica e verso 20 de Isaías 44). Briguem com Deus... Não comigo. Ainda diz que estas pessoas são desgraçadas. 
 
Tá na Bíblia Católica. Livro de Sabedoria 13:10

Nós temos muitos problemas com Deus, face nossa insubordinação e estupidez mas o pior de nossos problemas de relacionamento com Deus é exatamente quando, fora da lógica, partimos a adorar coisas inanimadas. Ou ainda pior coisas que nós as fizemos. Como ao dinheiro!
 
 

Se olharmos bem quando colocamos qualquer outra coisa ou pessoa no lugar de Deus afrontamos a Ele que terá todo o direito de renegar como filhos ou ainda afastar-se de nós. Embora Ele continue nos amando. Continua nos esperando.

12.  O ferreiro manipula o formão e trabalha no forno; talha o ídolo com golpes de martelo; modela-o com mão vigorosa; mas tem fome, sente-se esgotado, tem sede, está extenuado. Is 44:12

Ou seja você prepara um ídolo, uma ferramenta, uma arma, um veículo, ou outra objeto qualquer e passa a gostar mais deste objeto do que de Deus? Idolatria!
 
Ora não é disso que falamos o tempo todo aqui? Eis o sentimento humano mais detestado por Deus.
Neste texto bíblico além da loucura da idolatria mostra que o homem que faz estas coisas, importantes sim, mas não mais que Deus, se encontra logo depois cansado, com sede... E o absurdo que o texto em 19 nos mostra...

19.  Ninguém reflete nem tem bom senso e inteligência para se dizer: Queimei metade, cozi pão sobre a brasa, aí assei a carne que comi e iria eu fazer do resto um ídolo miserável? Prostrar-me-ia diante de um pedaço de madeira? Is 44:19

Pois não é assim? As pessoas que fazem os objetos acima, os coloca não somente acima de Deus, com o também acima de si mesmo? Pois se eles mesmos as fizeram como adorá-los? Entretanto quando você prioriza em sua vida estas coisas estão exatamente fazendo tal coisa.

Veja que aquele que, utilizando qualquer material, elabora a figura em forma humana, ou pinta um quadro, considera este maior que a si mesmo. Que lógica há nisto? Nenhuma!

20.  Este homem se nutre de cinzas, seu coração desabusado o desencaminha, ele não consegue salvar-se nem dizer: Não será um logro o que tenho nas mãos? Is 44:20

A inteligência do homem sempre é posta a prova por Deus. Ora não temos nos o conhecimento para fazer grandes obras? Sim.

Mas nossa adoração sempre deve pertencer a Deus!

sábado, 9 de novembro de 2019

Sermão - 037


Manifestação do Espírito Santo


Nas igrejas as mais diversas muitos creem na manifestação do Espírito de Deus. Quando Jesus se aproxima e João Batista o vê ao longe: Grita em alta voz: Cordeiro Santo de Deus que tira o pecado do mundo. A visão que João teve foi de uma pomba branca que descera sobre Jesus. Isto é uma manifestação do Espírito. Mas outras manifestações podem ocorrer e ocorreram. Em textos diversos da Bíblia vemos isto.

Existem muitas perguntas cuja resposta é óbvia: 
Quem deseja que o Espírito de Deus manifeste em si? 
Qual de nós não desejaria operar maravilhas? 
Quem quer ser profeta? 
Ou ainda poderia perguntar: Qual de vocês não tem interesse em falar em línguas?
 
Todos responderiam sim a uma ou outra destas manifestações do Espírito Santo. E talvez desejassem todas as manifestações do Espírito de Deus. Excelente!
 
Manifestação - sf (lat manifestatione) 1 Ato ou efeito de manifestar ou de se manifestar. 2 Expressão, revelação.
 
Revelar a presença de Deus através de atos e poderes concedidos ao homem pela presença do Espírito Santo em sua vida. Oh glória! Bom demais...

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.

Qual a sua habilidade? Para qual serventia você está na igreja de Deus? Não estou mudando de assunto, fique tranquilo. 
 
Qual é a sua utilidade na igreja? Contribuir? Aleluia! Ajudar? Glória a Deus! Por que é dito que precisa ser utilizada a manifestação para ser útil, para o bem comum, para o proveito da população dos filhos de Deus e das criaturas também.
 
 

 

O que temos é uma possibilidade de se permitir, através daqueles que se interessem e de forma exemplar, que aconteça a manifestação (revelação) do poder de Deus. E tal coisa aconteça pelas ministrações do Espírito Santo na vida das pessoas da igreja para que as pessoas sejam: tocadas, curadas, vejam milagres, ouçam a Deus, tenham sabedoria... Muito mais. É uma possibilidade...
 
Mas o que nos temos feito para que se manifeste a presença de Deus em nossas vidas? Claro já fizemos alguma coisa. 
 
Talvez poderíamos dizer: Ora tenho feito muito! Poderia colocar de forma diferente: O que precisamos fazer para que se manifeste o Espírito Santo e os dons oferecidos (gratuitamente) em nossas vidas? Ou ainda dizer o que mais...


a)      Desejas tu Sabedoria? Sim ... Já lestes os provérbios de Salomão? Todo? A história de Salomão.  Se sim que maravilha, andaste um caminho na direção do seu desejo. Conquiste agora a amizade de Deus. Salomão também falhou com Deus. Mas o homem/mulher sábia procura no erro dos outros o ajuste de seu caminho para não cometer os mesmos erros. A sabedoria não vem do nada. É preciso se mobilizar, pedir a outros e a Deus como fez Salomão. 
 
Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Provérbios 3:13;
Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz? Provérbios 8:1;
 
Neste texto o Espírito de Deus se manifesta em sabedoria para os homens. Leiam depois todo o capitulo 8 de Provérbios.
 

 

b)      Que bom é ter palavra de ciência. Conhecimento. Como tem você buscado conhecimento? Vive dizendo: Sou velho demais para estudar, não sei ler, não tenho tempo para isto... Mas então pergunto: Como a manifestação da palavra de conhecimento chegará a ti? Por osmose?
 
“sf (osmo2+ose) Fís Fenômeno que se produz quando dois líquidos, de desigual concentração, separados por parede mais ou menos porosa, a atravessam e se misturam.”
 
Você esta lá quietinho no seu canto o conhecimento vai se misturar a ti como por química? 
 
É possível, mas aquele que deseja a revelação de Deus em sua vida em conhecimento tem que buscar...
 

 

c)       E fé? Que tal você lendo a palavra de Deus e Jesus falando: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12”. Não seja tímido peça a Deus aquilo que tu sabes que não tem o suficiente. Eu peço. Os discípulos pediram: “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. Lucas 17:5”. Aquele pai sofrendo com o seu filho afirmou : “E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. Marcos 9:24. Se ainda tu ES incrédulo peça ajuda.
 
 

 

d)      Dons de cura. Acredito que este dom transforma-se numa grande crise para o crente. Como pode ser um doente curar o outro? Esta seria a primeira pergunta a se fazer. Ou achas tu que o Pastor que levanta a sua mão e cura os outros não fica gripado? Ou não tem uma vez o outra uma dor de cabeça. Ou está ele totalmente isento de moléstias e outras enfermidades? Creio que se ele orar será curado, por ele? Não... Sempre é por Deus. O homem não cura! O homem não cura! O primeiro entendimento equivocado e que leva a idolatria de pessoas é este. E precisa ser desmistificado entendido claramente: o homem não cura. Deus cura! O Espírito Santo dá o dom e o homem o usa. Sim. Alguns usam mal. Infelizmente sim. 




e)      E a outro a operação de maravilhas! Quando leio isto fico extasiado! Como se o dom de cura não fosse o suficiente para realizar coisas grandiosas no meio de seu povo o Espírito de Deus diz podes operar maravilhas! Eu não sei se vocês entendem mais vamos a uma aula do que significa a palavra: “sf (lat mirabilia) 1 Coisa que provoca admiração por sua beleza ou grandeza: As flores são as maravilhas da natureza. 2 Objeto de rara perfeição: As maravilhas da joalheria. 3 Coisa excelente:”. Dizer a um morto “43 Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: "Lázaro, venha para fora! " João 11:43. Maravilhas!!! Glória a Deus.

f)       Profecia – No passado os profetas eram quem guiava o povo de Deus pelo caminho certo avisando-lhes das consequências de atos que desagradam a Deus. Os que ouviam e obedeciam aos profetas encontravam vida. Os teimosos que não davam ouvido aos profetas eram “devorados” pela sua própria estupidez. O dom de profecia demanda um grande conhecimento da palavra de Deus. Comunhão e proximidade. Uma sensibilidade espiritual ímpar. Mas muitos querem ser profeta da noite para o dia. Cada um dos profetas indicados na Bíblia passou por uma caminhada dura em suas vidas. Desejas anunciar novidades entre o povo de Deus, busque este dom. Lembre se que terás que confrontar a si e ao povo! Deus seja contigo.
 

 

g)      E a outro o dom de discernir os espíritos – encontrei o seguinte conceito: “O discernimento é uma habilidade ou a capacidade dada por Deus de se reconhecer a identidade (e, muitas vezes, a personalidade e a condição) dos espíritos que estão por trás de diferentes manifestações ou atividades.” Quando você ora por alguém e faz campanha e busca oração em grupo e... Faz esforço imenso para lutar contra uma manifestação que vem ocorrendo em seu lar, seu trabalho ou seu comercio e nada se resolve. Já discerniu quem está atacando sua vida, sua família, suas coisas? Não? Como se pode lutar contra o inimigo que não conheces? Importantíssimo para quem pratica a batalha espiritual: discernir os espíritos... Conhecer o adversário. Clame a Deus. Ou vais fazer como aquele grupo de judeus:

E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
Atos 19:13-16

h)      E a outro a variedade de línguas – "Balabaixoubalabaixou". Muitas vezes fico observando pessoas que falam em línguas, ou dizem que falam. Não escondo:  muitas vezes eu duvido. Não comento, mas não creio que é sempre uma manifestação do Espírito Santo. Tem gente brincando. E eu receio por suas vidas. O falar em línguas não é uma brincadeira. Existem umas imitações de língua (estrangeiras) interessantes vou contar para vocês duas: "comer rã  faz suar" (Francês) e "outubro chove" (Russo). Mas revelar as palavras do próprio Deus através da manifestação do Seu Espírito... É coisa grandiosa demais. Mas temos falhado pois muitas vezes alguém fala, mas não temos tido interpretes! A pessoa que fala cresce, mas os demais?

“E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. 1 Coríntios 14:27

i)        E a outro a interpretação das línguas – diz Paulo aos Corintos:

“E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. 1 Coríntios 14:5

Falar em línguas é muito bom mas para a edificação da igreja é necessário que tenha interpretes. Ou que a própria pessoa revele o que lhe veio pelo Espírito Santo! Qual a revelação foi dada?
Qual o dom que desejas em seu coração? Com o que pretendes ser útil no Reino de Deus?
A chave de tudo que foi dito é o início da ministração:

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.