Pesquisar este blog

sábado, 25 de dezembro de 2021

Sermão - 126

 O pensar!

 

As pessoas perversas usam uma frase terrível no Brasil: De pensar morreu um burro! Obviamente não concordo com ela. Exibe: mal caráter, apatia, falta de tato e ausência de bom senso.

Não podemos concordar!

Pensar faz parte do que o Todo Poderoso nos concedeu! De pensar vivem os homens! Penso logo existo diz o filósofo. A frase é existencialista, ignora a existência e as dádivas de Deus. Mas valida aquilo que Deus nos concedeu: O PENSAR!

Pensar é: Criar, planejar, decidir, refazer, construir, organizar... E muitas outras palavras e frases que construíram desejos em nossos corações!

Todavia também pensar nos leva a fazer tudo que está acima para objetivos diversos. No caso do salmista seus pensamentos o lembrava de suas preocupações!

 


 

Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma.

Salmos 94:19

Portanto o ato de pensar é produzir, muitas vezes saídas para nossas preocupações. Excelente pensar! Melhor quando Deus participa deste ato.

i)                    Na multidão dos meus pensamentos – Óbvio que é verdade o que disse acima sobre a parte positiva do pensamento, assim como correto afirmar que eles estavam agoniando o salmista, porque o lembrava dos seus problemas. Todavia ele os usa para retornar ao pedido de auxílio a Deus. Se o pensamento é uma dádiva! Louvado seja Deus! Se nos pensamentos surgem ideias de problemas a serem solucionados! Louvado seja Deus e clame ainda mais por Ele para ajudá-lo a resolver!

 


ii)                   Dentro de mim – Engraçado é que o salmista enfatiza: meus pensamentos dentro de mim. Como pode ser isto? Haveria pensamentos fora dele? Entendendo que o salmista versa sobre os seus problemas, visto que no verso 17 ele lembra do favor de Deus sobre a vida dele, veja abaixo. Então ele entende que as ideias, os problemas, o que estava surgindo em sua vida pode ser dividido com Deus e o Senhor trouxe solução. O silêncio pode ser interpretado como morte.

a.       Se o Senhor não tivera ido em meu auxílio, a minha alma quase que teria ficado no silêncio.

 

iii)                 As tuas consolações – o salmista não enumera, mas simplesmente diz as suas consolações. Também significa conforto, alivio advindo de outrem. Neste caso de Deus. Aquela frase: “diga a seu problema o tamanho de seu Deus! ” E todos os problemas se tornarão pequeninos. Porque nosso Deus é Grandioso! As consolações, os alívios concedidos a cada um de nós por Deus, todos os dias são inimagináveis, são inumeráveis... São maravilhosos. 

 



iv)                 Recrearam minha alma – poderíamos dizer aqui que o salmista enfrentando seus inimigos clama a Deus. E as consequências deste clamor seriam a solução simples. Como apenas os inimigos se afastarem dele, o salmista, e pronto. Haveria alivio? Sim! Conforto? Sim. Mas por que o salmista disse que a alma dele se recreou? Porque foi muito mais do que uma solução de um problema. Mais do que ele mesmo esperava ao ponto de não somente ficar tranquilo com a resolução das perseguições. Viu também algo que o alegrou.

a.       Mas o Senhor é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio.
E trará sobre eles a sua própria iniquidade; e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá.

Salmos 94:22,23

 

O último texto logo acima não pede o mal para ninguém, mas pede que sobre eles retornem o mal que desejam alguém. No mesmo Salmo 94:1 diz que a vingança pertence ao Senhor. E foi exatamente isto que o salmista pediu. Que não ele, mas o Senhor agisse contra eles.

Mas quero retornar ao centro de nosso intento de discussão: lembrar que a mente humana ela é majestosa em virtude do que o nosso Deus nos permitir conceber em pensamentos. Prevemos o bem e prevemos o mal em pensamentos. Para nossas vidas e para vida de outros.

 


 

Óbvio que se pudermos sempre pensar coisas boas para ajudar a muitos, este é o melhor uso de nossa mente. Planejando o bem para outros. Entretanto quando digo acima que prevemos o mal, não significa dizer que desejamos o mal, mas que podemos perceber algo de errado que vai acontecer a antecipando intervir para ajudar.

Importante vermos na solução dos problemas que o salmista estava percebendo em seus pensamentos, que certamente já se materializava ao seu redor e concretizavam vendo inimigos o atormentando. Ele viu, também, a solução de tudo pelo intervir de Deus em sua vida.

Duas coisas importantes me vem a mente (pensamento) uma é o poder criativo do homem concedido a cada um de nós pelo Todo Poderoso;

Outra é como Deus age fazendo com que nossos pensamentos se realizem a nosso favor! E isto tem ocorrido a séculos. Porque Ele, Deus, nos abre os olhos e nos ensina. 

 


 

Em outro sermão (item c) disse que os homens acham que é coincidência, por exemplo, a penicilina ter sido descoberta por “acidente”. Nos cristãos entendemos que este acidente tem as mãos de Deus, mostrando claramente o para os homens que Ele faz surgir do nada as soluções que precisamos. E isto ocorre com uma frequência muito grande! Lá também eu digo que os cientistas espertos procuram a Deus para soluções outras e diversas que suas mentes imaginam, mas ainda não concluíram com a resolução.

É simples assim, como o salmista: Clame a Deus! E Ele mostrará em seus pensamentos o fim dos seus problemas.

Cabe, claro, a nós: colocar em prática e agradecer a Deus.

3 comentários:

  1. Deus sabe de todas as coisas! Perfeito demais 👏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Paz e bom dia. Obrigado pelo seu comentário. Nosso propósito é ajudar o entendimento da palavra de Deus. Se achar interessante siga no @SermaoA (Twitter- X ) ou BlueSky https://bsky.app/profile/sermao.bsky.social

      Excluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!