Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Sermão - 122

 Os três estados de uma decisão!

O querer

O ser

O estar

 


Muitos podem dizer que QUEREM ser ricos, abastados de dinheiro e patrimônios diversos. É um desejo sincero. Dependendo de cada um. Alguns alcançam, outros ficam na metade do caminho e outros nem chegam perto.

Outros podem dizer que SERÃO ricos, com os atributos acima ditos e ainda existem os que já nascem ou já são ricos. No sentido financeiro da palavra.

Ainda mais pessoas dizem que ESTARÃO ricos, da mesma forma acima, considerando o pensamento corporal da riqueza em questão. Veremos que a riqueza pode existir de diversas formas. Aqui estamos falando de poder monetário. De bens e valores.

 


 

Agora vou usar o âmbito espiritual e refazer as três frases:

i)                    Alguns querem ser cristãos! Leem a Bíblia, estudam, cantam louvores, oram. Se esforçam o máximo para melhorar por que querem;

ii)                   Outros são cristãos. Já leram, buscam entendimento e alcançaram uma posição onde não se vê dúvida de que servem a Cristo. Portanto SÃO cristãos;

iii)                 Existem outros que desejaram estar nesta religião e estão cristãos. Por que tem os irmãos, a companhia, tem o louvor, recebem atenção e até gostam de Deus;

 


Vamos a outra dimensão:

a)       Há pessoas que querem experimentar drogas! Leem sobre elas, veem os seus resultados, ficam observando nos outros os seus efeitos. Querem! Nem sempre experimentam;

b)      Outros já usam e, portanto, SÃO drogados, viciados. Consomem drogas as mais diversas experimentam de tudo. Por fim para sair dão certo trabalho embora seja possível; alguns saem. Outros voltam!

c)       Ainda existe um grupo que vendo e querendo participar de novidades e de experimentar novas sensações usam drogas. ESTÃO drogados, mas pretendem deixar e não o fazem por convicção.  Apensas passam por aquela experiência. Alguns não conseguem sair com tanta facilidade!

 


 

A fé cristã, como dito acima na dimensão espiritual destas três possibilidades: O querer, o Ser e o Estar! Também tem suas nuances.

Podemos claramente perceber que quando muitas pessoas se convertem, elas antes estavam querendo participar do processo denominado cristianismo, não importa qual seja o motivo, entram nas igrejas com o desejo de melhorar.

Louvável principalmente se, após perceber que, o querer se transformou em SER. 

Todavia existem uma parte de pessoas que passam a estar cristão! Quando algo ocorre eles abandonam a fé e vão para outras correntes de pensamento. 

 E não estou falando de trocar de igreja, estranho, mas ocorre com tanta frequência que não tenho como condenar estas atitudes (há muitas variáveis neste processo, fica para uma outra discussão).

Estou falando de alguém que sendo evangélico, ou se dizia crente, passa a ter fé no catolicismo idólatra; digo assim lembrando que muitos católicos estão se conscientizando que não devem ter esta prática: idolatria!

Ainda outros que voltam para o candomblé ou espiritismo. Ainda é possível alguns evangélicos se inclinarem para as filosofias orientais: budismo, hinduísmo, islamismo, culto a xamãs e outras práticas.

 

Como o cão volta ao seu vômito, assim o insensato repete a sua insensatez.

Provérbios 26:11

 

O princípio da fé cristã é difícil. Abandonar as práticas denominadas mundanas por muitos é complicado. Há muitos aspectos que devem ser considerados e existem diversas formas de ver as atitudes que ainda nos colocam com atores de um mundo movido por coisas que agradam a carne.

Comer agrada ao corpo. Disto sabemos. Há gula em múltiplas possibilidades do ato de comer. Todavia sabemos que não podemos deixar de comer. Morreremos!

 


Beber agua é mais simples e ainda mais perigoso deixar de fazê-lo. Porém este ato que é importante não envolve atos pecaminosos, cremos.

Fazer exercícios para o corpo é importante. Não creio que o fato de estar numa academia malhando vai retirar sua fé ou destruí-la. O que destrói a fé é a sua vaidade! Ou ainda no mesmo assunto o seu olhar cobiçoso!

Ganhar dinheiro não é pecado. Nossa sociedade atual nos infringe esta forma de trabalhar e ser remunerado. Não vivemos, a princípio, no Brasil um regime de escravidão. Entretanto o amor ao dinheiro, pode levar a idolatria! Pecado. Ou a usura! Pecado... 

 


Com estas ponderações poderemos ir adiante e pensarmos um pouco mais sobre o querer, o ser, e o estar.

Cristo disse (grifo meu):

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.
Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.
Eles não são do mundo, como eu também não sou.

João 17:14-16

 

Ser cristão não é ir de imediato para o Reino dos Céus! Seria ótimo se fosse. Há muitos que desejam tal situação. Mas quem deve pregar o evangelho são exatamente nós que convertidos a palavra de Cristo estejamos aqui, na terra, para fazê-lo.

Compreendem que, apesar do seu esforço o pessoal, por um bom tempo ocorrerá esta divisão interna lutando contra as coisas do passado: atitudes, hábitos, palavras, imagens, etc. Paulo disse esmurro minha própria carne!

Importante é se ainda não é (ser) o cristão que desejas deves buscar querer ser! Impossível melhorar como cristão sem buscar este 'querer' de forma autêntica e insistente! Ler a palavra, orar, jejuar, buscar comunhão com outros, louvar a Deus. Tudo isto vai te ajudar a melhorar o seu querer.

Mas se esfria na sua caminhada! Então era apenas um querer por querer. Não um desejo profundo de SER!


 

Observe que se por muitos motivos passa a estar numa igreja, numa comunidade. Tomar parte dos cultos. Acompanha as atividades. Se esforça em participar de obras e eventos diversos que levam a ter uma alegria por esta ajudando a outros. Excelente. Todavia se não: Ler a palavra orar, jejuar, buscar comunhão com outros, louvar a Deus.... Vai deixar de estar! Quando o fogo do interesse pelo “novo” esfriar e descobrir que não queria SER! Volta ao que era antes!

Na realidade nunca foi! Estava, mas não queria o suficiente para SER!

Poderia continuar filosofando com vocês de diversas formas. Desnecessário! Atentem!

Retomando as frases do início:

i)                    Alguns querem ser cristãos! Leem a Bíblia, estudam, cantam louvores, oram. Se esforçam o máximo para melhorar por que querem;

ii)                   Outros são cristãos. Já leram, buscam entendimento e alcançaram uma posição onde não se vê dúvida de que servem a Cristo. Portanto SÃO cristãos;

iii)                 Existem outros que desejaram estar nesta religião e estar cristãos. Por que tem os irmãos, a companhia, tem o louvor, recebem atenção e até gostam de Deus;

QUERER?

ESTAR? Ou

SER cristão?

Qual será a sua decisão?

Deus diz: Eu SOU o grande EU SOU! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!