Meu rochedo 2
Quando entendemos quem é Deus, ficamos muito ousados... Não se assuste os personagens da Bíblia as vezes faziam loucuras pela palavra de Deus!
Quem em sã consciência enfrentaria um outro homem de 2,70 metros de altura sendo jovem e certamente com menos de 2 metros? David o fez!
Quem aceitaria mobilizar um exército de despreparados para enfrentar um exército de mais de 100 mil homens que eram conhecedores de guerra? Gideão com 300 homens!
Quem ficaria calmo ao ser colocado numa gruta com leões? Famintos? Daniel!
Porém entenda que não é uma ousadia pelo que nós somos, ou pelo o que eles eram. É algo diferente. Claro que prudência e canja de galinha faz bem a todo mundo! É pelo o que Ele é.
Não é pelo o que somos, mas pelo o que Ele é!
Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a
minha defesa; não serei grandemente abalado.
Salmos
62:2
Podemos enfrentar problemas? E de repente estarmos adoecidos, vacilantes, preocupados, feridos, com medo, assustados, estressados?... Ninguém está livre destes sentimentos e dependo do que ocorre conosco.... Sim estaremos preocupados com o que ocorre. Jesus não disse que estaríamos livres destas situações. A promessa de Jesus é outra.
Ele é nossa rocha!
a) “Só ele é a minha rocha e a minha salvação” – Conhecer Deus é importante para sabermos em quem confiamos e o que pode nosso Deus! Assim quando ocorrer algumas intempéries, e ocorrem, estaremos seguros se poderemos ou não confiar em Deus! Tens duvido de que Deus tudo pode? Problema é seu e de sua pouca fé como Jesus já alertava aos discípulos! Faça como aquele homem: “Senhor aumenta a minha fé...”. Clame a Deus por fé e continue olhando para Ele e para suas palavras e ensinos. Além de ser nossa Rocha ainda nos concede sem merecermos a salvação.
Quem se penduraria em cordas e pano a mais de 2000 metros de altura? Pr. Marcos fez! Confiando em Deus!
b) “...É a minha defesa” – Como foi dito mas ninguém está livre de ser atacado: i) pelos inimigos do reino físico ou; ii) pelos inimigos do reino espiritual; Não estamos livres, mas temos um Advogado para nos defender e este não nos deixa na mão como os advogados da terra que quando aperta saem e deixa as pessoas presos aos seus laços jurídicos. Nosso Advogado Cristo é nossa defesa. Nunca seremos derrotados, podemos até ser abalados, mas não derrotados.
c) “Não serei grandemente abalado. ” – Podemos ser abalados, mas somente um pouco. A verdade é que para Deus que nos defende não há incertezas. Quem tem incertezas e dúvidas somos nós. Dos heróis citados acima Gideão foi quem demonstrou maior incerteza. Testou Deus várias vezes. Ele ficou abalado, todavia não grandemente. Por que no final obedeceu a voz de Deus e foi adiante e sabemos que obteve vitória. Tem conturbações em nossas vidas? Tem. São difíceis? São... Deus nos tira delas? Sim de todas. Ficamos abalados? Muitas vezes. Entenda que fica mais não muito, se confiar no Senhor. Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala e permanecem para sempre. Estamos chegando quase lá... por que ainda nos abalamos.
Ter medo do mundo! Receios na vida! Enfrentar situação as mais diversas fazem parte de nossa humanidade. Gostaríamos de estar mais preparados. Gostaríamos de ser mais confiantes. Gostaríamos de ter mais fé. Sei que em cada uma desta frases nos diríamos: sim, sim e sim.
Mas somos humanos. Coroa da criação. Olhados por Deus! Cuidados por Deus. Somos honrados por Deus mesmo sem merecermos. Continuamos humanos.
Não é somente abandonar o pensamento carnal. O que já nos ajuda e muito. Mas haveríamos de estar tão espiritual que nada jamais nos abalaria.
Existem algum personagem que não se tremeu em certas situações na Bíblia? Elias, que foi tomado por Deus numa carruagem de fogo e também foi visto na transfiguração de Jesus. Foi o mesmo que se escondeu numa caverna antes por causa de Jezabel!
Sim é o mesmo.
Claro que Elias se deixou ser guiado pelo Espírito de Deus e fez coisas incríveis.
Compreendam que Davi no salmo 51 estava desesperado! O mesmo homem que enfrentou um gigante com uma funda e algumas pedras. Era um guerreiro incrível. Mas se abalou diante de uma situação diferente.
Nada do que foi dito acima é para que estejamos desesperados ou desistentes. Ao contrário vemos que homens que eram melhores do que nós os quais enfrentaram barreiras iguais às que enfrentamos e venceram.
Porém entenda que não é uma ousadia pelo que nós somos, ou pelo o que eles eram. É algo diferente. É pelo o que Ele é.
Somos abalados? Mas não seremos grandemente abalados!
Por que Deus é a nossa Rocha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!