Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Sermão - 098

 Meu Rochedo!


Vamos caminhando em nossas vidas e passamos por muitos lugares. Normal esta é nossa rotina. Fazemos nossos afazeres, agimos em diversas dimensões: Secular (nossos trabalhos empregatícios – quer seja dono ou empregado), acadêmico, social; Se entendermos a dimensão da fé podemos ainda falar da dimensão eclesiástica 

Mas nada fazemos se o Senhor não estiver neste caminho conosco. Se Deus não está nos protegendo a um grande risco de estarmos fadados ao fracasso ou a desordem. Buscar Deus nos permite viver com confiança... em nós? Não n´Ele o Senhor. 

Enquanto realizamos nossas obras temos o hábito de fazer muros, reforçar portas, estabelecer fronteiras, conhecer o local para não passar por lugares perigosos. E na dimensão social criamos barreiras para não sermos atingidos por pessoas  com pensamentos negativos ou com intenção de nos prejudicar. Infelizmente existem! 


 Todavia poderia perguntar a cada um de vocês: Tem resolvido? Morar em fortalezas, criar muros de proteção? fisicamente falando e mentalmente falando! Contratar seguranças armados? Tem gente que até muda de país para evitar a violência. É correto fazê-lo temos que nos defender e nos cuidar. Mas... 

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 
 
Salmos 127:1 

Mas há grande possibilidade de clamarmos ao Deus Todo Poderoso e ele simplesmente atender nossas orações. por que não certeza? Deus faz do jeito d Ele.  Assim não somente teremos o Senhor como protetor, mas como arrimo de nossos lares e escudo em nosso caminho.  

Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, da violência me salvas. 
 
2 Samuel 22:3 

O texto que coaduna com o de Salmos 127:1, definindo que o Senhor nosso Deus deseja nos cuidar. Ele é a nossa Rocha. Nosso defensor, nosso cuidador.  

Mas será que posso fazer algo para que estas verdades se manifestem em minha vida? 

Sim sempre podemos. E quando olhamos o texto descobrimos uma receita simples: 

A) Deus é meu rochedo – a primeira coisa que precisamos entender do Deus é meu rochedo.... é quem é meu Deus? É este mesmo? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó? O Jesus nosso Salvador? Ou você tem corrido atrás de outros deuses falsos que te enganam e atrapalham seu relacionamento com Deus? É uma pergunta simples que muitos responderão dizendo que seguem a Deus com todo o seu coração! Glória a Deus! Mas e o dinheiro? E os bens, e os carros, e as pessoas, e os artistas, e os cantores, e ...

Coloquei dúvida no seu coração? Não! Se dúvidas surgiram! Já estavam em seu coração e é preciso sanar esta loucura.  

B) Tirando esta dúvida de seu coração então assim poderá confiar em quem? Samuel disse rápido: n´Ele confiarei! Nele o Senhor Deus!  

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom*. 
 
Mateus 6:24 

O Rochedo esta desejando nos proteger mas precisamos ser d´Ele para que Ele possa nos cuidar, se esta se entregando ao emprego, aos prazeres, as posses/riquezas, então vai ser preciso pedir a estas coisas que elas te protejam. Pois apesar de seu imenso amor por nós.  Deus não invade nossas vidas. Precisamos fazer o que Jesus deixou claro: Eis que estou a porta e bato. Se alguém abrir a porta...” Se não abrir não terá parte com Ele. Então... 

 

C) O meu escudo. A partir da compreensão e do estabelecimento de um relacionamento com Deus. Não há mais duvidas ele será contigo. Para mim a parte mais importante deste verso é exatamente quando Samuel diz: Ele é meu escudo! Vejam que se você estiver na rua, não terá um muro ou uma casa para lhe proteger: mas se tem um Escudo! Tranquilo... Se você estiver em casa e a casa for invadida, mesmo a mais protegida do mundo, um dia pode cair, depende de quem ataca! Então se tenho o Escudo! Se por acaso estou em viagem nas estradas, ninguém esta livre de certas ocorrências, mas se tenho o Escudo! Se estou na praia, no  campo, nas ruas, nos palácios, nos prédios, nos aviões, nos navios, ou em qualquer outro lugar. Se tenho o Escudo!  Tenho proteção!


 

D) A força da minha Salvação. Estávamos falando antes de uma proteção temporária. Por que temporário? Por que nos vivemos por certo tempo aqui na terra. Mas o meu Escudo o Senhor pode fazer ainda mais por cada um de nós. Sim pode fazer muito mais lembro de outro sermão onde mencionei algo parecido, creio que é o que fala da cura de verdade. Neste sermão disse que ser curado é ótimo, mas melhor é ser salvo. Quando Samuel diz que Ele além de ser escudo e proteção também lhe será “...força da minha salvação”. Falamos de escudo eterno em Deus. Compreendem que além de tudo que já foi prometido acima teremos um bônus: Salvação. Assim como no caso do sermão que versava sobre cura neste estamos dizendo que além de proteção do Rochedo nos teremos Salvação.  


 

Compreendendo claramente quem é seu Rochedo, sua proteção. Entendendo em que você pode confiar como Samuel o fez. Olhando para dentro de si e criticando seus comportamento buscando retirar as mazelas de seu coração e clamando aquele que realmente pode te proteger. Retirando de si as idolatrias a objetos, pessoas ou qualquer outra coisa. Entendendo que não deve o dinheiro dominar sua vida, senão seguiras a mamon
Caminhando alinhado com Deus. Deixando ele ser o seu escudo. Isto é muito mais do que a proteção de Deus. Poderemos ter também as demais promessas: 

Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, da violência me salvas. 

 

Deus será ainda seu alto retiro, refugio e como Seu salvador te livrará da violência.  

Este é meu Deus?  

E você? Também não deseja que este seja seu Deus?  

Muitos falam sim e sim... mas esquecem de uma coisa muito simples: 

Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 
 
Mateus 10:32 

Uma simples oração: Senhor, sei que sou pecador, e tenho falhado diante de ti e dos homens. Peço-te que perdoe os meus pecados e minhas falhas. Senhor eu aceito Jesus como meu Senhor e Salvador. Amém

Simples assim. Mas poderosa oração que chamará a presença do Rochedo para sua vida.  

* - mamon - "é um termo, derivado da Bíblia, usado para descrever riqueza material ou cobiça, na maioria das vezes, mas nem sempre, personificado como uma divindade. A própria palavra é uma transliteração da palavra hebraica "Mamom" (מָמוֹן), que significa literalmente "dinheiro"."

https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=mamon

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!