Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Sermão - 097

 

Portas restauradas 4


 

Contexto Histórico: Na cidade de Jerusalém histórica nos tempos de Davi haviam 12 (doze) portas nos muros da cidade. A cada uma das portas denominava de uma forma diferente. A nossa análise e sermão consideram a parte espiritual do significado destas portas.

 No sermão 21, 92 e 95 falamos sobre portas restauradas mas citamos até agora oito. No primeiro o número 21 continha apenas duas portas. Descobri que na realidade as demais portas tiveram ministração que não foram feitas por mim. Com intuito de manter este assunto completo e também por que duas palavras importantes estão neste título: "portas" e "restauradas" resolvi manter as publicações espaçadamente. Veremos que é muito importante cuidarmos deste assunto em nossas vidas. Hoje trataremos de mais duas portas: porta dos cavalos e porta oriental; 

Vejamos: 

Porta dos Cavalos 

Desde acima da porta dos cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa. 
 
Neemias 3:28 



 

Cavalos e outros animais são usados para transporte e cargas desde muitos milênios atrás. E ainda nos tempos atuais muitos povos usam este incrível animal para carregar coisas e ou a si mesmo. Apesar de muita tecnologia não se vê outro meio de transporte em lugares específicos. Todavia o que queremos aqui é perceber que nós não somos cavalos. Portanto não precisamos carregar “cargas” além dos nossos limites. Jesus diz que o fardo d´Ele para a gente é leve.  então não precisamos trazer para nós pesos ou problemas que estão além de nossa possibilidade. Embora a palavra fale de carregar os fardos uns dos outros, não diz que precisamos morrer para fazê-lo. Cristo fez o maior sacrifício. A nós cabe apenas sermos solidários e dividir o peso que consigamos carregar. Nada além de nossos limites, repito.  

Compreendam então que a porta dos cavalos, ou seja, das cargas devem estar abertas para que Jesus tome seu fardo e deixe o d´Ele. Esta é a proposta de Deus para nós aliviar as nossas cargas para que possamos andar na leveza e nos concentrar em glorificar o nome de Deus e engrandecer as obras que tem feito em nossas vidas. É preciso largar o caminho incorreto e abrir as portas do seu coração para que Jesus adentrando em seu interior descubra as cargas e as leve. Ele levou sobre si as nossas doenças e enfermidades. Doenças são fardos que devemos deixar de carregar.  

Quer dizer que não mais adoeceremos? Não é isto. Mas significa dizer que quando algo surgir você deverá clamar a Cristo pela sua cura. Assim como aquele centurião clamou pelo seu servo. E Jesus atendeu.  

 

Porta Oriental 

Depois deles reparou Zadoque, filho de Imer, defronte da sua casa; e depois dele reparou Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental. 
 
Neemias 3:29 

 



Por esta porta acredita-se que Jesus entrou nos tempos em que passou por Jerusalém terrena. Espiritualmente temos que o seu retorno ocorrerá. Esta porta que deve estar aberta em nós é a do conhecimento da vinda de Cristo para reinar e nós com Ele. Nos tempos atuais grandes guerras já enfrentamos: guerras em si, problemas financeiros, doenças enfermidades, desentendimentos, problemas sociais, igrejas em conflito... muitas guerras. 

Mas devemos olhar para frente e ter a expectativa da vinda de Jesus e aguardar com serenidade o seu Reino se estabelecer. Como vemos em muitos carros: “Jesus voltará! Prepara-te!”. Esta esperança deve estar em nossos corações. E estar atento a isto é manter a porta oriental aberta para o conhecimento da vinda de Jesus.  "Ainda que Jesus não volte em nossa geração, pelo arrebatamento, o certo é que passarmos com a presente geração, seja através da morte ou da Segunda Vinda do Senhor.” 


 

Ninguém sabe quando será a vinda de Jesus. Ele mesmo afirmou quando se encontrava entre Pedro, Tiago e João: somente o Pai sabe o dia. Aguardemos com expectativa que Ele venha e possamos junto com Ele reinarmos na Glória do Deus vivo.  

Temos visto muitas coisas acontecendo e existem muitas pessoas que dizem que o fim está próximo. A verdade é que não há como tentarmos acertar uma data. Muitas pessoas falaram erradamente sobre um dia específico, as quais já passaram e nada aconteceu. Temos que nos preocupar em estar o tempo todo ajustados com Jesus. Procurando representar o Reino d´Ele da melhor maneira possível e se for da vontade d´Ele poderá ocorrer o advento em nossos tempos. Mas não deve ser este fato uma preocupação ou ocupação nossa. Cabe a Deus definir o tempo e a hora. 

Apenas devemos é anunciar o evangelho. Clamar:  

É chegado o reino de Deus!

Para tanto é importante não estarmos carregando cargas que estão além de nosso limite. Clamando e aceitando que Cristo pode levar os nossos fardos. Ele nos fez esta promessa e concentrarmos em anunciar o evangelho. Fazer o que o Mestre nos pediu: Vá as nações, lugares longe e perto e anunciai! É chegado o Reino de Deus!

Prepara-te Jesus voltará! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!