Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Sermão - 093

 

Coisas puras...


 Encontrei esta passagem no livro de Tito e logo me chamou a atenção. Pois o que Paulo fala a Tito a quase dois mil anos de repente parece com a vida de muitas pessoas, crentes, nos tempos de hoje. Ouso declarar crentes protestantes e católicos. Pois quando decidir ministrar palavras escritas percebi que ao divulgar teria leitores, ouvintes cristãos evangélicos e católicos e muitos outros que professam outras formas de fé. E quem me conhece pessoalmente sabe que não distingo um do outro, nestas diversas correntes, embora conheça as mazelas de um e do outro! Incluindo eu! 
 
Há diferença na fé? Quando falamos de evangélicos, católicos e outros? Sim. 
 

 
 
Há erro nas igrejas? Em todas! 
 
Quem erra mais? É uma pergunta interessante e vou respondê-la de forma suavemente leviana: Parece que se esforçam em ultrapassar um e outro. Concorrem entre si muitas vezes. Para ver quem erra mais...

Parafraseando Paulo não digo isto para que se entristeçam. Todavia estamos muito aquém do que o Senhor merece de todos nós. Por isto quando vi o tema desta palavra de Paulo a Tito seu discípulo achei interessante ministrar sobre o tema puro!

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.

Tito 1:15,16

 Estamos vendo muitas pessoas cheias de direito e que dizem: sou honesto, sou bom, sou puro, sou perfeito, sou, sou, sou... É claro que não são! Muitos são exatamente o contrário: desonestos, ruins, impuros, imperfeitos...

Puros? Não são, não são, não são!


 

Precisamos parar com esta hipocrisia maldita. Pelo ao menos assumam suas imperfeições! Perfeito somente Jesus! A Ele a honra, a glória o poder e exaltação! Nós buscamos! Caminhamos, as vezes corremos, ao encontro da palavra de Deus. Com desejo fervoroso em nosso coração de alcançarmos! Bom, alcançar depende muito mais do que aquilo que já fizemos até hoje.

 


 

Fazemos pouco. Somos, infelizmente, muito impuros! Mas clamo que haja em nosso coração três virtudes. Estas tenho desejado fortemente em mim: VERDADE, JUSTIÇA e AMOR. Vejam estas ministrações clicando em cada nome acima mencionado, estão linkados com os sermões!

Não me iludo em pensar que sou perfeito. Mas me animo em dizer que estou correndo olhando para o autor e conservador de minha fé: Cristo Jesus. Assim como olho para o alto para o Varão Perfeito Cristo Jesus. Ele é meu alvo!

Já alcancei o alvo? Não é fácil alcançar muitos dos nossos objetivos de pureza. Mas não desisto.

Todos que se dizem honesto, já mentindo, são desonestos no que falam! Vou mostrar que, infelizmente, é verdade com poucos exemplos: a) Troco errado, b) Pegar pequenas coisas, c) Mentir ao atender o telefone, d) Pegar emprestado e não devolver, e) Pegar coisas (livros) dos outros e não devolver, f) Mentir para mãe, pai, irmão, amigos, chefe, empregados, irmãos da igreja, g) Corromper outras pessoas, h) Deixar ser corrompido, i) Dar prazos e não cumprir, j) Chegar atrasado, k) ... Acho que já deu para entender! Espero. 


 

O fato de não sermos perfeitos nos afasta de Deus? De certa forma sim, mas posso perguntar a vocês uma coisa? Davi era perfeito? Não, mas Deus disse que ele era um homem segundo o Seu coração! E Abraão? Era perfeito? Não. Todavia foi citado como o homem de fé!  Poderia citar muitos profetas, sacerdotes, pessoas da Bíblia e por fim falar do próprio Paulo o evangelista.

Entrando agora no cerne da questão e no texto bíblico citado, temos uma mensagem que foi enviada  para Tito que nos serve de referência e busca. Paulo alerta que muitos estavam ao redor dele e fingiam a fé, ou seja, diziam que eram o que não eram. E impuros estavam desviando seus passos de Jesus e desejando levar outros. Aquela passagem que Jesus diz a que um cego leva o outro ao abismo. 

 


 Podemos ser diferentes? Claro.... Podemos melhorar e muito o que somos hoje. Podemos ser diferentes para agradar ao coração do Amado Jesus.... Isto é importante!

Paulo chama atenção que as pessoas que se dizem puras são exatamente como disse acima. Estão se enganando ao ponto de mudar o sentido das coisas, chamando o que é mal de bom e vice-versa! 

Deus nos livre deste pensamento e agir perverso!

Paulo chama atenção de pessoas que agindo desaprovadamente dizem conhecer a Deus. Conhecer a Deus e a palavra de Deus! Muitos conhecem! Até o diabo...

Tu crês que há um só Deus: fazes bem: também os demônios o creem, e estremecem.

Tiago 2:19

 


Mas fazer da palavra de Deus seu caminho, sua verdade e sua vida! É outra dimensão. 

Agir como Deus nos pede, fazer obras dignas de arrependimento. Tornando este mundo mais habitável para todos. Deixando rastro de amor... De benfeitoria, de benevolência, de humildade, de sinceridade, de amor, de justiça e de verdades...

Há muitas outras virtudes as quais podemos clamar a Deus para que estejamos angariando estas virtudes, não para nossa vaidade, mas para que cada vez mais estejamos alinhados com os pensamentos de Jesus e representando o Reino aqui na terra.

É fácil? Não... Mas vamos tentar? Vamos tentar, buscar, correr, e creio em Deus, alcançar! Perfeitos? Talvez não..., mas melhorados...

Meditem neste texto:

“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:12-14).

Entendem que o próprio Paulo, o maior evangelista de todos os tempos, nosso exemplo não afirmou que era santo, nem perfeito... Mas disse que corria... Que desejava.

Podemos afazer o mesmo? DEVEMOS! Deixe de ser puro aos seus próprios olhos... E dê glória a Deus por ainda estar vivo, nem merecemos, mas Ele tem misericórdia de nós.

Chega de achar que é honesto por suas próprias palavras. Deixa seus atos testemunharem a seu favor! Faça coisas boas o suficiente para a comunidade observar e dizer que você é honesto. Além de mais saudável seu coração se encherá de júbilo.

Seja bom, não aos seus próprios olhos. Seja bom para com os outros. E ser bom não é somente ajudar com dinheiro ou alimentos. Ser bom é deixar o outro ganhar: um objeto, uma discussão, um valor, uma decisão... Mesmo que tudo isto te prejudique. Perder muitas vezes é ganhar. Não estou dizendo para você perder sempre. Estou dizendo para você perder de vez em quando... Isto não vai te prejudicar mas vai te fazer bom. Jesus disse...

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;

Lucas 6:27-29

 

Fácil não é? Não! Mas Jesus não pedia nada impossível. Difícil sim, impossível não... Este é o caminho para alcançar as

Coisas puras! 

Selá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!