Pesquisar este blog

sábado, 23 de janeiro de 2021

Sermão - 094

 

Horrível ideia é termos Deus como adversário!

 

O pensamento mais lógico é dizer: Deus me livre! E está correto! Deus nos livre!

Certos em dizer: Deus nos livre! E corretos em não desejar tal mal para si:Ter Deus como adversário!

Mas será que simplesmente achando que não temos afrontado Deus é suficiente para evitarmos as consequências? 

Será que não temos buscado fazer coisas que nos torne adversários de Deus? Também muitos vão dizer: Deus me livre! 

Saiba que é verdade que Deus nos livra de muitas coisas..., 

Mas, como Deus poderá te livrar d´Ele mesmo? Esquisito e incoerente. E Deus é coerente!

Muitos de nós poderíamos dizer estas palavras são loucas. Nada disso vai me atingir.... Ledo engano. Foi o mesmo pensamento da nação abaixo - Edom (antiga nação que era representada pelos filhos de Esaú, que era chamado Edom - Adom - vermelho. Localizada onde hoje é Israel e Jordania)... E Obadias fez um alerta vindo de Deus.... Vejamos:

Visão de Obadias: Assim diz o Senhor DEUS a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do SENHOR, e foi enviado aos gentios um emissário, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra.
Eis que te fiz pequeno entre os gentios; tu és muito desprezado.
A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra?
Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor.
Se viessem a ti ladrões, ou assaltantes de noite (como estás destruído! ), não furtariam o que lhes bastasse? Se a ti viessem os vindimadores, não deixariam algumas uvas?
Como foram rebuscados os bens de Esaú! Como foram investigados os seus tesouros escondidos!

Obadias 1:1-6

 


Obadias é um livro pequeno da Bíblia, tem somente um capítulo e versa sobre esta afronta que Edom fez ao Senhor dos Exércitos (Deus do povo de Israel). Não pareceu uma boa ideia... Vamos falar algumas poucas palavras sobre o que poderiam significar estas ações de Edom e a reação de Deus! 

Atentai. 

Isto aconteceu a tantos anos... Mais de 2.608 anos se passaram..., Mas o importante da Palavra de Deus é que notamos uma certa repetição na loucura dos homens e depois, ficam dizendo: Deus me livre! Repito Deus livra mesmo, não tenho dúvida..., Mas não d´Ele mesmo... O que vem de Deus é sentença.

1)      Deus vai ter algo a dizer a respeito de cidades, de governos, de pessoas e também de cada um de nós. No livro de Jó fala um pouco sobre isto. Quando Deus ouvindo a muitos, lá estava nosso inimigo ferrenho reclamado que Deus protegia demais a Jó. E pediu para peneirar a vida de Jó. Não vou falar, mas prefiro que vocês procurem esta história grandiosa sobre a vida de Jó. Todavia vou lembrar outra passagem quando Jesus diz a Pedro: “Satanás pediu para peneirar sua vida”. Se o inimigo perverso tem coisas a falar de nós então Deus eterno tem ainda mais direito e assunto sobre nós; Atentai!

 

 

2)      Ainda no verso um temos um sacerdote que acolhe adequadamente apalavra de Deus e a anuncia. As profecias são assim, caem nos ouvidos de alguém e são proferidas para aqueles sobre os quais virão sentença. Veja que o texto diz emissário para os gentios. Os gentios naquela época era o povo diferente do povo de Deus e o povo de Deus eram os Hebreus, Judeus, Israelitas. São nomes distintos para um mesmo povo. Então todos ao redor de Israel eram distintos e chamados de gentios. Inclusive os cananeus. Mas veja que Obadias leva uma sentença para Edom, também precisa entender que Edom eram dos descendentes de Esaú. E Esaú irmão de? Jacó (que é Israel).... Quando muitos oram a Deus falam oh Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó! Então uma das muitas nações advindas de Abraão estava recebendo um chamado de atenção.


 

 3)      A sentença vem depressa: Levantai-vos e levantemos contra ela! Deus determina que vai guerrear contra aquele povo. Entendam que eles agora têm um adversário muito, muito poderoso. O próprio Deus disse que estaria contra eles. Então há muito o que se preocupar quando o Criador do universo se levanta contra ti. Não acho que seja boa ideia estar do outro lado desta querela (briga)! E o que podemos fazer contra Deus? Contra? Nada. Mas podemos ser exatamente o que mais sabemos fazer: clementes, humildes, simples.

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Tiago 4:10

 


4)      A sentença continua: Deus transforma aquele povo em um povo pequeno, em quantidade? Não exatamente. Deus tira a força deles. Despreza suas forças e levanta nações grandiosas contra eles. As nações contra e a favor destes derrotados iram despreza-los e os farão virar um nada. Olhem para a história e verão que até o povo de Deus foi quase dizimado várias vezes. Por que? Abandonaram o caminho de Deus e não fizeram o que o Senhor os pediu. Vejam que a nação de Edom se colocou contra Deus porque não foi a favor daqueles que estavam sendo assolados pelo mesmo Deus. Pois Israel sofria as consequências da sua loucura de ter abandonado a Deus e no seu sofrimento Deus os condenou a escravidão e estavam sendo assolados. Mas então não era para Edom também ser ferramenta de Deus contra Israel. NÃO! Este foi o problema. As vezes queremos fazer coisas do nosso jeito sem Deus nos mandar. 

 


 

 5)      A soberba de achar que Israel estava sendo derrotado em favor deles. Começaram a achar que estão sendo favorecidos com a morte dos Israelitas. Esqueceram que eram irmãos, filhos de Abraão. Como puderam esquecer que eram irmãos? Acharam que com a derrota de Israel estavam protegidos? Se acharam grandes. “Eles foram derrotados, os israelitas, nós estamos aqui. Nós somos fortes.”. Forte é o Senhor dos Exércitos. Não deixe Ele se levantar contra ti. Mas clame para que Ele seja a seu favor. Peça perdão e por Sua misericórdia todos os dias!


 

Poderia falar mais sobre estes versos. Mas acredito que a mensagem foi entendida. Não briguem com Deus. Não desejem o mal ao próximo, mesmo que seja seu inimigo. Não abandonem seus irmãos, mesmo que estejam raivosos com eles. Deus vai cobrar: misericórdia, amor e companheirismo. E ai de ti se não se aperceber destas coisas e começar a desejar a morte de quem não deve.

O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.

Naum 1:3

 


 

Horrível ideia é termos Deus como adversário!

O pensamento mais lógico é dizer: Deus me livre! E está correto! Certos: O dizer e a ideia de não desejar tal mal para si. 

Selá!

2 comentários:

  1. Paz e boa noite, amigo anônimo, rsrsrs. As vezes temo em usar palavras tão fortes, mas lembro que se Deus me concedeu escrevê-la e pregá-la é para ser divulgado. Abraço

    ResponderExcluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!