Pesquisar este blog

domingo, 6 de setembro de 2020

Sermão - 077

 

As duas formas de cura!

 


A cura física quase sempre ocorre para todos, a espiritual, nem sempre é para todos.... Embora seja possível usar a mesma frase invertendo as palavras (física e espiritual). Mas o propósito é enaltecer a segunda cura (espiritual) que aconteceu e foi como um prêmio para o estrangeiro citado no texto de Lucas 17:13 a 19.

Engraçado que apesar de estarmos num país Cristão, claro considero as duas correntes mais populosas: Católicos e Protestantes, temos muitas pessoas que são beneficiadas por curas, inclusive no reino espiritual mesmo não sendo pertencentes ao cristianismo.

Há um hábito equivocado de alguns evangélicos de acharem que são somente nós a receber a benesse de Deus. E obviamente não é.

Esta postura dos evangélicos, ou até poderíamos dizer dos cristãos como um todo,  tem afastado algumas pessoas do evangelho (ou do cristianismo). Falei um pouco sobre isto quando num sermão citei Gandhi, que por falta de tato foi afastado do evangelho, visto que na sua espiritualidade ele chegou a elogiar o cristianismo. Mas odiava (palavra dele) os cristãos!

 E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.

Lucas 17:13-19

Quero mencionar as duas formas de cura, embora óbvias, porque são de dimensões diferentes e verdadeiramente atendem as pessoas também de forma diferente. E como tudo da palavra de Deus é preciso observar para saber que dimensão de cura estamos recebendo, percebendo e enaltecendo.

Por que?

Porque Jesus se preocupou em falar do assunto e nos temos, como seus seguidores, fazer o mesmo. Falar do assunto e descobrir onde estamos errando nestes passos.

Vamos a análise do texto:

1)      No verso 13 a preocupação daquelas pessoas todas de lepra (hanseníase) era ver a possibilidade de receber a cura física, que eles sabiam Jesus tinha capacidade de fazer. Então o clamor deles evocava uma saúde do corpo. Eles não estavam preocupados com qualquer outra coisa senão ficarem bons o suficiente para se reintegrarem na sociedade. ESPIRITUALMENTE? Não ... Socialmente. Engraçado que Jesus, talvez os testando, diz vão e se apresentem ao sacerdote. Por que? Porque para se apresentar ao sacerdote tinha que estar curado da lepra pois quem tinha esta doença não podia se aproximar de outras pessoas e muito mesmo do sacerdote.

 


 2)      No verso seguinte Ele os coloca em teste novamente: vão e se mostrem ao sacerdote. Eles até aí passaram no teste. Conhecendo Jesus, pois senão o conhecessem nem clamariam a Ele. Obedecem a Jesus e na obediência recebem a PRIMEIRA CURA. Física. Saúde foi lhes dado e eles certamente ficaram alegres e devem ter ido correndo não somente ao sacerdote, mas também para suas casas ver seus parentes e fazer festa. Tudo válido. Nada há nada errado em tudo isto. E louvar e certamente alguns glorificaram o nome daquele que havia lhes curado. Mas então!

3)      “E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; ”. Tem gente que diz assim: E então aparece um “engraçadinho”... Um “cheio de coisa”; que se acha “melhor do que os outros”... Volta gritando em alta voz o nome de quem o curou! Glorificando a Deus em alta voz. As vezes não compreendemos porque tem umas pessoas que são “escandalosas” em mostrar que foram restauradas por Deus. Sabem de uma coisa: Não são eles que são: engraçadinhos, cheio de coisa, melhor do que os outros, escandalosos! NÃO! Nós é que estamos perdendo o que vem depois... Mais cura!



4)      Eu vou tirar o texto da ordem de propósito e dizer que aquele homem não estava nem aí para quem estava olhando para ele, ou se tinha alguém observando. No verso 19 ele recebe o seu prêmio. Ele simplesmente glorificou e se jogou nos pés de Jesus e recebeu a SEGUNDA CURA.  E ele nem sabia que existia. Ele não era “cristão” era samaritano, ou como dizem alguns evangélicos ele era MUNDANO... E recebeu as duas curas. É interessante que os outros eram judeus (ou cristãos) no contexto de nosso exemplo e apenas receberam a cura física e saíram alegres, mas não voltaram a glorificar o nome de Deus. Como disse antes não estou condenando a atuação dos nove que não voltaram. Mas quero me alegrar no PRÊMIO recebido pelo SAMARITANO de ter a SALVAÇÃO concedida nada mais nada menos do que pelo próprio Jesus.

 


 

5)      No verso 16 ele se joga nos pés de Jesus e esta espantando, sabe porque? A raça dele, entendam como nação, não sabia o que era ser curado por Deus. Então acostumado com a cultura de sofrimento de seu povo deve ter pensado vou arriscar aqui, não tenha nada a perder, se Ele curar ótimo, se não, fico como estou. Quando ele vê que o Poderoso Jesus pode curar. Ficou tão impressionado que saiu enlouquecido a gritar que homem é este ele realmente cura! E se joga no chão rosto em terra. O cara passou uma vida inteira numa situação lastimável e depois de limpo da lepra se joga no chão! Mas como o próprio jesus diz ...

 

“Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.”

Lucas 7:47

 

Aquele homem demonstra para Cristo a gratidão de quem se livrou de um mal terrível e que certamente não tinha nenhuma esperança. Jesus deu a ele a esperança de uma nova vida. Como também fez com os outros nove, mas ele percebe de forma diferente o que ocorrerá e ao ser mais agradecido foi ainda mais contemplado.

6)      Jesus faz uma pergunta interessante. Cadê os outros? Não eram dez? Cadê os outros. Estavam alegres também, mas não na mesma dimensão do samaritano. Eles já estavam acostumados a serem curados (eles que eu digo é a nação de Israel) por Deus através de seus sacerdotes. E muitas vezes sabemos que eram soberbos que após curados largavam Deus e iam para suas coisas. Para os seus negócios. Para eles bastava a cura física. O samaritano nem sabia que existia a cura espiritual e a sua alegria ... A sua glorificação, chamou atenção de Jesus que faz o que Jesus faz: Cura também espiritualmente. E concede a Salvação!

 Este é o segundo sermão com o mesmo texto, eu sei. Mas observem qual rica é a palavra de Deus. Se deixardes o Senhor trabalhar completo no seu ser você será curado fisicamente – PRIMEIRA CURA – e ainda poderá ser curado espiritualmente – SEGUNDA CURA. 


 Depende de você. Mas posso de adiantar uma coisa simples. Se deseja somente a cura física, tem quem acredite que os médicos a fazem tranquilamente. Então você pode ir direto aos médicos e pronto!

Eu as vezes não entendo como certo cantor famoso, com todo o seu dinheiro morreu jovem! E também não entendo por que aquele piloto, também famoso e rico, não conseguiu voltar ao normal! Ou ainda por que algumas pessoas fortes e saudáveis estão sucumbindo ao Covid-19.

Eu, farei como Josué:  

porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Josué 24:15
porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Josué 24:15

 porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Josué 24:15

porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Josué 24:15

Perfeito? Não, infelizmente não! Melhor que vocês? Não também não! Mas olho para o alto para aquele que é meu Senhor e Salvador, autor e consumador da minha fé. Aquele que é o Varão Perfeito Cristo Jesus... Ele é meu alvo.

Ele cura o corpo e o espírito.

Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!