Pesquisar este blog

domingo, 21 de agosto de 2022

Sermão - 132

Gratidão! 

 


Como sempre gosto de frisar as palavras não são somente palavras. Precisam ter significado em nossas vidas. Por exemplo quando falamos GRATIDÃO, tem que haver um sentimento dentro de nós. Ser grato ou ser ingrato são ações! Não somente palavras.

Vemos que Deus fez os céus a terra. E tudo que nela há. Fez a nós Coroa da criação.

Sei que muitas pessoas no mundo sofrem. E infelizmente há fome, doenças, violência, mortes, roubos, e muitos outros destratos do homem pelo homem.

Importante sabermos disto: Do homem pelo homem! Deus não maltrata ninguém que é seu. Se está sofrendo algo, tens que pensar que há várias possibilidades: i) está sendo preparado, ii) está sendo julgado, iii) está sendo poupado, poderia ser pior, iv) está sendo atacado pelo inimigo, v) provocou a ira de Deus, vi) provocou a ira de demônios, vii) provocou a ira de pessoas... Mas seja grato até mesmo neste teste. Pois poderia não estar lendo este texto.

 Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.

Salmos 100:4

 

Muitos perecem antes de nascer. Outros ainda jovens. Quantos antes de 30 anos. Ainda outros antes dos 40 anos. E assim é!

Se estamos vivos! Já nos é motivo suficiente para ter gratidão, mas tem muito mais a que agradecer!

Vamos usar o texto como sequencia destas possibilidades:

1)      Entrai pela porta: para entrar em algum lugar, é preciso, como dito acima, estar vivo. Glória a Deus. Alguns entram em cadeira de rodas, outros com muletas, outros carregados, outros levados por que  não enxergam, outros vem mais não ouvem. Alguns entram com fome, e há ainda aqueles que entram cheios de preocupação. E multidões com suas próprias dificuldades e problemas. A qual grupo destes poderíamos pertencer? 


 

2)      Entrai pela porta dele com gratidão! Mesmo com todos os problemas citados acima e ainda que sejam diferentes maiores ou menores tenho que me alegrar? Sim. Se entrou passou pela primeira e maior bênção: Ainda está vivo para ter gratidão. Há um Salmo que diz os mortos não louvam!

a.       Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.

Salmos 115:17

Então meu irmão glorifica a Deus, pois tu conseguiste entrar pelas portas. Não quero dizer que é fácil sofrer e ter problemas, quero dizer que se alegra pois poderia ser pior e não o é. Mas não deixe de clamar a Deus por melhoras, ele é misericordioso. 


 

3)      Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor! Além da gratidão, Deus o Salmista ainda diz, Ei! Entre cantando, glorificando, louvando ao seu Deus. Mesmo com todos os problemas acima? Tenho que louvar e cantar? Sim. Verás que Davi louvava a Deus pelas coisas boas e ruins que lhe sobrevenha. Davi, o Rei Davi, o Salmista Davi, e nós? Somos melhores que Davi? Nem piores... Vamos entrar na presença de Deus com sorrisos, mesmo que haja lágrimas. Porque Deus vai nos consolar. 


 4)     
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Perai? Tenho que entrar, agradecer, louvar e ainda bendizer? Claro. Esta lembrando daquela nuvem que passou agora a pouco e deixou uma chuva, aqui, ali ou acolá. Em algum lugar choveu. Caiu sobre o trigo, que cresceu amadureceu, virou farinha, pão nas mãos do padeiro e tu recebeu o pão. Recebeu ou comprou? Tanto faz. Sem nuvem sem chuva. Sem chuva sem trigo. Sem trigo sem pão. Sem pão não adianta ter dinheiro, creio que não podemos comer dinheiro!


 

Gratidão não é somente uma palavra. São os gestos e atitudes de cada um de nós diante de Deus. Pois estou falando de gratidão a Deus. E não a homens.

Ele é merecedor de todo nosso louvor e adoração. Glorifica, mesmo que esteja triste. Disse que deverias louvar, não falei em dar gargalhadas. Pode chorar e louvar.

Acordou! Glória a Deus!

2 comentários:

  1. Em 2024 continuar com gratidão pela oportunidade de que cada dia nos traz. Obrigado. Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Feliz ano novo! sempre se renova a possibilidade de gratidão a Deus ano a ano. Abraço. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!