Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2021

Sermão - 123

 Honestidade


 

Quando vivemos nossas vidas no meio cristão, prescinde a ideia de que todos são honestos. Pagam suas contas e suas obrigações! Ninguém mente. Portanto são honestos uns com os outros.

Infelizmente isto nem sempre é verdade. E este fato não é novo. Quando Pedro falou com Ananias e depois com Safira os quais faleceram. Ele não esperança nada mais do que aquilo que foi dito e prometido. Ele claramente os avisou dizendo que nada seria dado se não por eles dito. Ou seja, Ananias não tinha obrigação de doar nada. Não lhes foi cobrado tal coisa.

Então o problema com Ananias nos lembra o pecado de Caim. Quando Deus lhe diz que não fora o que foi dado, mas a forma com a qual foi oferecido.

Deus não precisa de nenhum de nós e de nada que possamos conceder a Ele. Até por que não temos nada. Tudo pertente a Ele! Simples assim.

Honestidade – “qualidade ou caráter de honesto, atributo do que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos. ”

Portando a desonestidade é o contrário! É, portanto, desonesto – mal caráter!

Não estou criando palavra nova! Apenas observando conceitos e mostrando. Cabe a cada um definir que tipo de pessoas é: honesta ou desonesta! O que digo não implanta a fama numa pessoa! A fama que já existe é própria daquele (a) que a conseguiu.

Difícil é desfazer uma fama espalhada entre uma comunidade! Atentai.

 

 

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Filipenses 4:8

 As pessoas querem reclamar do que dizem delas, mas o princípio é simples se não der motivo para que falem? Não falarão! Pois se evita estultícia de estar falando mentiras. Todavia se der motivo para falaram com que direito poderá calar estas vozes se for verdade? Decerto que a palavra de Deus não concorda com mexeriqueiros. 

O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.

Provérbios 11:13

 

O problema não está no texto acima e sim está nas pessoas que confundem espalhar mentiras ou esconder verdades com o que está escrito acima. Percebam que o texto fala de “segredo”! Sim o que o texto fala é: Se nós prometemos guardar segredo devemos fazê-lo. Pois foi prometido. 

 


 

Então perceba que a palavra não pede para mentir, nem para guardar informações que podem salvar vidas e resolver situações.

Quero entender que sabem que alguns profissionais, por exemplo, guardam por lei o segredo da consulta do paciente! Psiquiatras, psicanalistas, padres, pastores, médicos, etc. Aí temos uma questão legal de guarda de informações. Bem como muitas empresas são obrigadas a guardar sigilo de dados. Há leis para estas coisas.

Voltando ao nosso texto para análise temos:

a)       Quanto ao mais irmãos – Paulo ao enviar a carta aos Filipenses os tratava como irmãos. Percebam que estava ocorrendo dentro da igreja de Filipos pessoas levantando falso entre si. Horrível! E percebam que esta igreja que Paulo repreende não é diferente de muitos grupos de hoje quase dois mil  anos depois. Se as pessoas mentem para os irmãos da igreja imaginem o que fariam com terceiros ou seja com as pessoas de outras congregações ou de outros credos? Vai ter gente defendendo que para as pessoas que não são irmãos podemos mentir? Relembrando que o pai da mentira é o DIABO. Não muda por que nós somos crentes!

 


 

b)      Tudo que é verdadeiro – ser verdadeiro e ser honesto não são exatamente a mesma coisa. Embora ambas sejam virtudes as quais peço ao Pai todos os dias. Muitos lugares na Bíblia pedem que falemos a verdade com amor! Por que? Porque a verdade as vezes dói. Machuca e um irmão não deveria desejar machucar outro irmão. Porém a honestidade é outra virtude e exige outra postura. Paulo é claro quanto diz tudo que é verdadeiro cultive.

 


 

c)       Tudo que é honesto – o centro de nossa discussão aqui é esta parte do texto: percebam que Paulo fala de verdade, honestidade, justiça, pureza, amor e boa fama. Todavia nossa intenção aqui é enaltecer apenas a honestidade. Poderemos falar das demais em outra ocasião. Engraçado é que Paulo finaliza dizendo: Pensai! Podemos dizer: não seria pensar e praticar? Ele disse pensai.... Pergunto! Há dúvida no nosso coração que o que Paulo pede é prática? Se há dúvida algo já está errado dentro de nós. Quando ele diz tudo, é tudo: pensar honesto é importante, prepara o seu ser para agir honesto, induz que seus atos são honestos, que seus negócios são honestos, que seus estudos são honestos, que suas amizades são honestas...

d)      Tudo que é justo – para temperar o assunto Paulo ainda usa outras virtudes. Justiça! Posso dizer que quem prática a honestidade é justo? Posso! Ser honesto está contido no ato de ser justo e vice-versa. Não podemos nos pegar somente filosofando sobre ser honesto. A honestidade carece de atos, palavras, pensamentos. Dizer que é honesto e enganar as pessoas mesmo que sejam em coisas mínimas é desonesto. Entender que falhou e pedir perdão é honesto. Podem dizer, mas antes foi desonesto... Entretanto mudou quando falou a verdade e pediu perdão. Davi foi honesto quando mandou Uzias para morte? Não! Foi injusto  e desonesto! Mas foi honesto com o profeta quando entendeu seu erro? Honesto! Justo não posso dizer por tais ponderações pertencem a Deus!

 


e)      Tudo que é puro – a pureza é tomada no conceito da sociedade sobre aquilo que não é tocado. Todavia podemos chamar de puros outras situações, pessoas e coisas. Há no meio cristão a ideia de que Maria a mãe de Jesus era virgem após o parto. Biologicamente falando sabemos que não é correto falar isto. Se ocorreu pela permissão de Deus: A Palavra deveria ter dito isto claramente. Não diz. E ela teve outros filhos. Mas compreendam que se os pensamentos de Maria sobre a fé eram bons e puros. Então havia pureza nela. Compreendem a diferença. O que Paulo deseja é que as pessoas se abstêm de se prostituírem com sentimentos e palavras junto com o povo do mundo. Impurezas nas palavras e nos pensamentos.

f)        Tudo que é amável – Olha que parte importantíssima! Ora o eixo principal deste sermão é honestidade! E é mesmo. Portanto o amor é honesto. Por que se não é honesto o sentimento então não é amor! Simples assim. Palavras amáveis, afáveis. Ações de amor, olhar de amor, ajudar com amor, fazer com amor. Estas atitudes não saem do coração de pessoas desonestas. Se alguém faz por desonestidade não é amor. 

 g)       Tudo que é de boa fama – agora é a hora da propaganda! Ouvimos as notícias nas mídias, na TV, nas rádios, nos corredores, nos fuxicos, em diversos lugares. Como falamos: “ a fama correu mundo”. Ora se é bom é de boa fama então está ligado a atos honestos. Filho/Pai/Filha/Mãe/Tio/Sobrinho, etc comprar algo para nós no mercado negro e nós não sabemos então somos por pureza de informação honestos ou inocentes a respeito do fato. Porém se tem conhecimento da origem e não diz nada. Seremos tão desonestos quanto aquele que comprou.  Não estou dizendo que é fácil! Muitas vezes falamos: “cavalo dado não se olha o dente! ” Mas cavalo roubado será sempre cavalo roubado.

Paulo alerta ao povo de Filipos que andem com pensamentos alinhados com os pensamentos de Cristo. Por isto os primeiros crentes foram chamados de cristãos. Por que imitavam a Cristo.

Quero entender que os evangélicos de hoje desejam o mesmo! Quero acreditar que os crentes de hoje creem nisto! Nesta verdade e nesta honestidade.

Quero entender que não importa onde estejamos trabalhando teremos que ser honestos. Principalmente se muitas pessoas dependem de nossas decisões. Portanto nós não podemos sair do texto bíblico que diz:

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

Mateus 5:37

 

Espalhar mentiras é simplesmente desonesto! É tipo sim-não e não-sim! Ou seja, não é verdade, portanto é mentira. E repito as palavras de Jesus:

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

João 8:44


 

Não adianta achar que é honesto e seguir e repetir palavras, textos, imagens, vídeos, seja lá o que for cheios de mentira de líderes rotos. Não quero nem saber quem é: É mentiroso jamais seguirei esta pessoa!

Alguns podem dizer assim nosso líder e pastor nos disse para seguir! Se o nosso líder disse para seguir um desonesto e mentiroso aí temos que falar com Deus perguntando o que está ocorrendo com este líder! Não é pecado confrontar uma mentira! Mesmo que seja de nosso líder. Às vezes nossos líderes estão cegos! Alguém tem que acender a luz!

Quando vivemos nossas vidas no meio cristão, prescinde a ideia de que todos são honestos. Pagam suas contas e suas obrigações! Ninguém mente. Portanto são honestos uns com os outros. Falam, pensam e agem com honestidade! Atentai!

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Sermão - 122

 Os três estados de uma decisão!

O querer

O ser

O estar

 


Muitos podem dizer que QUEREM ser ricos, abastados de dinheiro e patrimônios diversos. É um desejo sincero. Dependendo de cada um. Alguns alcançam, outros ficam na metade do caminho e outros nem chegam perto.

Outros podem dizer que SERÃO ricos, com os atributos acima ditos e ainda existem os que já nascem ou já são ricos. No sentido financeiro da palavra.

Ainda mais pessoas dizem que ESTARÃO ricos, da mesma forma acima, considerando o pensamento corporal da riqueza em questão. Veremos que a riqueza pode existir de diversas formas. Aqui estamos falando de poder monetário. De bens e valores.

 


 

Agora vou usar o âmbito espiritual e refazer as três frases:

i)                    Alguns querem ser cristãos! Leem a Bíblia, estudam, cantam louvores, oram. Se esforçam o máximo para melhorar por que querem;

ii)                   Outros são cristãos. Já leram, buscam entendimento e alcançaram uma posição onde não se vê dúvida de que servem a Cristo. Portanto SÃO cristãos;

iii)                 Existem outros que desejaram estar nesta religião e estão cristãos. Por que tem os irmãos, a companhia, tem o louvor, recebem atenção e até gostam de Deus;

 


Vamos a outra dimensão:

a)       Há pessoas que querem experimentar drogas! Leem sobre elas, veem os seus resultados, ficam observando nos outros os seus efeitos. Querem! Nem sempre experimentam;

b)      Outros já usam e, portanto, SÃO drogados, viciados. Consomem drogas as mais diversas experimentam de tudo. Por fim para sair dão certo trabalho embora seja possível; alguns saem. Outros voltam!

c)       Ainda existe um grupo que vendo e querendo participar de novidades e de experimentar novas sensações usam drogas. ESTÃO drogados, mas pretendem deixar e não o fazem por convicção.  Apensas passam por aquela experiência. Alguns não conseguem sair com tanta facilidade!

 


 

A fé cristã, como dito acima na dimensão espiritual destas três possibilidades: O querer, o Ser e o Estar! Também tem suas nuances.

Podemos claramente perceber que quando muitas pessoas se convertem, elas antes estavam querendo participar do processo denominado cristianismo, não importa qual seja o motivo, entram nas igrejas com o desejo de melhorar.

Louvável principalmente se, após perceber que, o querer se transformou em SER. 

Todavia existem uma parte de pessoas que passam a estar cristão! Quando algo ocorre eles abandonam a fé e vão para outras correntes de pensamento. 

 E não estou falando de trocar de igreja, estranho, mas ocorre com tanta frequência que não tenho como condenar estas atitudes (há muitas variáveis neste processo, fica para uma outra discussão).

Estou falando de alguém que sendo evangélico, ou se dizia crente, passa a ter fé no catolicismo idólatra; digo assim lembrando que muitos católicos estão se conscientizando que não devem ter esta prática: idolatria!

Ainda outros que voltam para o candomblé ou espiritismo. Ainda é possível alguns evangélicos se inclinarem para as filosofias orientais: budismo, hinduísmo, islamismo, culto a xamãs e outras práticas.

 

Como o cão volta ao seu vômito, assim o insensato repete a sua insensatez.

Provérbios 26:11

 

O princípio da fé cristã é difícil. Abandonar as práticas denominadas mundanas por muitos é complicado. Há muitos aspectos que devem ser considerados e existem diversas formas de ver as atitudes que ainda nos colocam com atores de um mundo movido por coisas que agradam a carne.

Comer agrada ao corpo. Disto sabemos. Há gula em múltiplas possibilidades do ato de comer. Todavia sabemos que não podemos deixar de comer. Morreremos!

 


Beber agua é mais simples e ainda mais perigoso deixar de fazê-lo. Porém este ato que é importante não envolve atos pecaminosos, cremos.

Fazer exercícios para o corpo é importante. Não creio que o fato de estar numa academia malhando vai retirar sua fé ou destruí-la. O que destrói a fé é a sua vaidade! Ou ainda no mesmo assunto o seu olhar cobiçoso!

Ganhar dinheiro não é pecado. Nossa sociedade atual nos infringe esta forma de trabalhar e ser remunerado. Não vivemos, a princípio, no Brasil um regime de escravidão. Entretanto o amor ao dinheiro, pode levar a idolatria! Pecado. Ou a usura! Pecado... 

 


Com estas ponderações poderemos ir adiante e pensarmos um pouco mais sobre o querer, o ser, e o estar.

Cristo disse (grifo meu):

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.
Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.
Eles não são do mundo, como eu também não sou.

João 17:14-16

 

Ser cristão não é ir de imediato para o Reino dos Céus! Seria ótimo se fosse. Há muitos que desejam tal situação. Mas quem deve pregar o evangelho são exatamente nós que convertidos a palavra de Cristo estejamos aqui, na terra, para fazê-lo.

Compreendem que, apesar do seu esforço o pessoal, por um bom tempo ocorrerá esta divisão interna lutando contra as coisas do passado: atitudes, hábitos, palavras, imagens, etc. Paulo disse esmurro minha própria carne!

Importante é se ainda não é (ser) o cristão que desejas deves buscar querer ser! Impossível melhorar como cristão sem buscar este 'querer' de forma autêntica e insistente! Ler a palavra, orar, jejuar, buscar comunhão com outros, louvar a Deus. Tudo isto vai te ajudar a melhorar o seu querer.

Mas se esfria na sua caminhada! Então era apenas um querer por querer. Não um desejo profundo de SER!


 

Observe que se por muitos motivos passa a estar numa igreja, numa comunidade. Tomar parte dos cultos. Acompanha as atividades. Se esforça em participar de obras e eventos diversos que levam a ter uma alegria por esta ajudando a outros. Excelente. Todavia se não: Ler a palavra orar, jejuar, buscar comunhão com outros, louvar a Deus.... Vai deixar de estar! Quando o fogo do interesse pelo “novo” esfriar e descobrir que não queria SER! Volta ao que era antes!

Na realidade nunca foi! Estava, mas não queria o suficiente para SER!

Poderia continuar filosofando com vocês de diversas formas. Desnecessário! Atentem!

Retomando as frases do início:

i)                    Alguns querem ser cristãos! Leem a Bíblia, estudam, cantam louvores, oram. Se esforçam o máximo para melhorar por que querem;

ii)                   Outros são cristãos. Já leram, buscam entendimento e alcançaram uma posição onde não se vê dúvida de que servem a Cristo. Portanto SÃO cristãos;

iii)                 Existem outros que desejaram estar nesta religião e estar cristãos. Por que tem os irmãos, a companhia, tem o louvor, recebem atenção e até gostam de Deus;

QUERER?

ESTAR? Ou

SER cristão?

Qual será a sua decisão?

Deus diz: Eu SOU o grande EU SOU!