Pesquisar este blog

domingo, 25 de julho de 2021

Sermão - 117

 Não confie na sorte! Confie em Deus!

 


A Bíblia tem muitos relatos sobre herança! É um assunto complicado nos tempos de hoje. Primeiro por que prescinde da perda de alguém para que ocorra. Ninguém deseja tal coisa, ou não deveria. Segundo porque tudo que envolve dinheiro e patrimônios algumas vezes traz divergências.

Então por que sendo um assunto tão sensível a Bíblia fala tanto sobre herança? Poderia fazer outra pergunta que seria diferente ou mais abrangente: De que herança estamos falando? Da terrena ou da espiritual?


 

A Bíblia fala das duas. Interessante neste texto abaixo é que o texto diz que até na herança Deus nos favorece. Concedendo aos seus filhos áreas melhores e mais abençoadas. E tudo isto não é balela, nem conversa perdida. É palavra de Deus.

Claro que as maiores e mais preciosas heranças que devemos procurar e correr atrás é o aprendizado da palavra de Deus e o Caminho para o Reino dos Céus!

 O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.
As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.
Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.

Salmos 16:5-7

 


Muitas acreditam na sorte, como se a palavra fosse uma entidade. Perigoso engano que leva muitas pessoas a jogarem seus recursos em números e símbolos e perdem tudo!

1)      O senhor é a porção... – de muitas coisas que precisamos atentar esta parte do versículo nos mostra que se tens alguma coisa: Vem de Deus! Ora desde Gênesis já se lê e ouve que Deus tudo fez. Começa assim: No princípio fez Deus o céu e a terra... Onde tu estas agora? Na terra? Pertence a Deus. Tu e tudo que tens. Somos, como também ensina a palavra, mordomos! Cuidamos daquilo que Deus nos concede. Então a sua porção, qual seja, grande ou pequena, valorosa ou menos abastada vem de Deus.

2)      Da minha herança – complemento do que é dito acima é para clarear que a sua porção mesmo sendo herança vem de Deus. Interessante que tem pessoas muito ricas, em bens materiais, e outras que não tem quase nada.  A diferença entre uma e outra, se forem felizes, é nenhuma. Se a pessoa contenta com o que tem, mesmo sendo pouco. Para esta pessoa é suficiente e ela glorifica a Deus. E se uma pessoa tem muito, não sendo avarenta, nem mesquinha, está alegre e glorifica a Deus... Então são iguais. Como é isto Pastor? Pergunte a elas? Se forem alegres e se contentam com o que tem?

 

3)      E do meu cálice – Há nos livros um indicativo que o cálice representa a comunhão. Em outros textos fala-se do cálice de vida, onde Deus derrama porções. Interessante que o salmista poderia estar falando do fato de que ele não herdaria terras, mas a presença Deus nele visto que era levita, os quais não tinha porção de terra, mas viviam entre os outros. Todavia quer seja por terra separada ou entre as outras tribos os levitas tinha casas e porções para cuidar do plantio e do gado. Por fim Deus derrama favores em nosso cálice de vida.

 


4)      As linhas caem me em lugares deliciosos: quando ocorria a distribuição de terras em Israel, se fez por determinação de Deus as grandes áreas e por sorte: Urim e tumim; que seguia como a vontade de Deus se estabelecendo nas escolhas realizadas pelos sacerdotes. Uma vez determinado uma área de terra estas eram divididas e sorteadas entre os futuros moradores. Voltando para nossos tempos, quando uma herança se apresenta a um número de pessoas, pode-se, se acharem conveniente e concordarem definir sortes, escolhas por sorte, a distribuição dos bens. Na realidade quando é a divisão pacifica tal instrumento pode ser usado. E o salmista diz que a parte dele sempre cairá num bom lugar por que Deus é a seu favor! Poderia ainda dizer que se o afortunado por Deus tiver por sorte o deserto, Deus fará do lugar um Oásis! Por que Deus é Deus!

5)      Coube uma formosa herança – corroborando com o que é dito acima, este texto diz que o salmista se alegrou com o que recebeu. Ora se a herança do salmista é Deus. Nada se deve comentar, ficou com a melhor parte. Se a herança do salmista é uma porção de terra, ele vê no que lhe foi dado algo muito bom. Então compreendam que quando a Bíblia fala de sorte, não endeusa a palavra. Quem faz a sorte dos que creem na Palavra de Deus é DEUS! Então não há sorte ou azar, há presença ou ausência de Deus. Cuide para que tenha sempre a presença de Deus em suas heranças.

 


 

6)      Louvarei ao Senhor que me aconselhou... – Importante neste texto e crescendo em entendimento no que estamos falando aqui é que a visão do salmista é de que a herança vem no conhecimento e sabedoria concedida a eles por Deus. Através dos conselhos de Deus. Qual a sorte do salmista? A presença de Deus de forma poderosa instruindo a ele e os sacerdotes sobre como realizar a vontade de Deus. Glorifiquem a Deus pelo que tem, quer seja pouco ou muito. Se vem de Deus Aleluia!

7)      Até meus rins me ensinam de noite – Outras versões falam coração. A sede dos sentimentos. Então o que o salmista está querendo dizer é que Deus ensina no interior de seu coração o que ele precisa aprender e entender. Corrobora esta passagem àquela que Deus favorece os seus enquanto dormem! Então o favor de Deus aos seus é tão grande que eles vão compreender e crescer nesta condição mesmo na noite.

Percebam que o povo de Deus não confiava na sorte! Confiavam em Deus e na determinação de Deus quanto as escolhas que pretendia e precisam fazer. 

 

A maioria absoluta dos evangélicos não jogam e nem participam de sorteios. Compreendo e respeito bem como corroboro com esta decisão, exceto pelo radicalismo que leva a tomar decisões estúpidas.

Não vivemos correndo atrás da sorte. Nem devemos fazer tal coisa. A palavra diz que o homem deve viver do suor de seu rosto. Isto leva a entender que o pão de cada dia é ganho com labor! Com trabalho. Então ficar se valendo de sorteios ou de intenções e desejo de que sua “sorte” mude com um bilhete de loteria não é coisa de cristão.

Mas vou colocar para vocês outra situação e cada um pondere como achar melhor:

 Se uma pessoa lhe apresenta uma rifa, cujo objetivo é comprar um objeto de importância pessoal como bicicleta, moto, barraca, ou outra ferramenta que será útil ao seu trabalho, ou ainda para custear uma despesa de emergência com relação a saúde ou até alimentação você compraria? Se fosse no formato de uma rifa?

Podem ter certeza que muitos diriam não e alguns outros sim e a confusão está feita.

Vou dizer o seguinte se compro este papel com a intenção de ajudar a pessoa então que mal há?

Todavia se compro até mais de uma rifa com a intenção e o desejo no coração de ganhar algo! Eis aí o ardil do inimigo.

Entendem que se não concorda com a rifa, ou com o sorteio então dê outra solução a pessoa que depende e precisa resolver o problema! Criticar somente não ajuda. Compre a rifa toda! É uma excelente solução, pois não haverá sorteio!

Dito estas coisas e colocado adiante de vocês estas palavras, cabe a cada um buscar ainda mais entendimento nas palavras de Deus. Com Deus não há sorte, mas certeza!

Então confie em Deus e jamais na sorte. O conceito de fé nos clareia ainda mais tudo que falamos aqui:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

Hebreus 11:1

 

Então o que se espera (herança, beneficio, bens ou favores), mesmo que não esteja tangível, perceptível, virá! Não por que merecemos ou precisamos. Bem certo que precisamos, mas virá por que Deus permitirá. Da nossa parte cabe exercer a fé... E não nos estearmos em sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!