Pesquisar este blog

domingo, 14 de junho de 2020

Sermão - 065


Com quem devo andar?



Há no mundo secular um ditado: “diga com quem andas e direi quem tu és!” Há muita verdade nesta frase. Paulo, o apóstolo, já nos alertava. Observamos que quando fazemos qualquer coisa se não escolhermos quem serão nossos parceiros nestes negócios e atividades podemos nos arrepender muito. E mesmo que seja coisa pequena ou um grande projeto! A escolha dos companheiros de caminhada é muito importante!
 
Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.

Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

Não se engane vosso coração há muitas pessoas interessadas em apenas usar as pessoas e depois com o tempo deixá-las sofrendo e prejudicadas. Sei que vai parecer contraditório com o meu sermão 22 ( https://sermaoadisposicao.blogspot.com/2019/08/sermao-022.html ) que fala que devemos confiar nos homens, mas não é.
 
 

 
Entendam que digo que é uma escolha para definir quem será seu parceiro numa caminhada que pode durar sua vida. E pode te levar para um projeto bem feito e maduro ou para uma negociata louca e desvairada que vai estragar seus planos de vida, ou para o casamento. 
 
Na fé cristã é importante saber quem está ao seu lado. Isto Paulo alerta. Ele não pede que você deixe de falar com as pessoas não importam quem sejam! Ele pede para se cuidar de andar com as pessoas certas após falar com elas e ver quais são suas verdades! Saber se as verdades deles estão alinhadas com as de Cristo Jesus. 
 

 
 
O mundo está cheio de crente que acha que é dono da verdade. Permita reafirmar se as minhas palavras nestes textos forem contra a Palavra de Deus (se o que está sendo lido seja Palavra de Deus!). Então siga a Palavra de Deus! Assim que deve ser! Não pode ser o que eu digo, mas o que ELE diz!
Mas há no texto de Paulo duas coisas importantíssimas:
 
I)                    Falar com as pessoas não importa qual religião, credo, profissão, país, raça... Não importa se rico, pobre, homem, mulher, homossexuais, ladrões, serviçais, empresários, espíritas, católicos... Paulo deixa claro que não devemos discriminar com quem conversamos! Como ele mesmo afirma: “...Teríamos que sair do mundo...”. Vivemos no mundo múltiplo e TODOS precisam ser ouvidos. 
 
II)                  Andar com as pessoas certas que alinhadas com vossos pensamentos cristãos vão te permitir completar teus projetos mais facilmente. E ainda mais importante não afetará sua fé cristã. Mas crescerá contigo no pensamento de Jesus Cristo. Andar com alguém significa construir juntos!
 
 
 
Olhem a diferença de falar com todos, mas somente andar, se aliançar com alguns! Nunca desprezar qualquer das pessoas as quais eu falei acima! Jesus falou com todas estas pessoas. Agora por que converso com um muçulmano, significa que sigo a sua fé? Se converso com mulheres serei mulher? Se dialogo com injustos serei injusto? NÃO!
 
De forma alguma! Devo ser Cristão!
 
Ao mesmo tempo Paulo diz que andando com estas pessoas e passando a elas o que devemos ser em Cristo Jesus, estaremos lhes ensinando os caminhos de Jesus. 
 
Paulo é ainda mais específico quando diz que se uma pessoa finge ser da fé cristã e estando na igreja pratica: roubos, corrupção, uso inadequado dos dons, adultera/prostitui (em todos os sentidos), é falso!
 
  Mentirosos. 
 
 
Com estes não devemos andar, mesmo sendo crentes. 
 
Estes são ainda mais perigosos por serem fingidos. 
 
Como Cristo disse são mornos. Serão vomitados da igreja de Jesus!
 
Cristo quando viu a mulher samaritana, considerada na época povo imundo pelos judeus, Ele disse a ela dá-me de beber! Ela se assustou! Não entendia o que era aquilo um judeu, homem... Falando com Ela? Ela sabia que, além disto, a história dela a acusava!
 
Cristo quando disse ao centurião romano: vou em sua casa! Ele fica perplexo! Disse não Senhor. Não sou digno!
 
Cristo quando encontrou Zaquel. Falou vou estar contido em sua casa! O povo todo alvoroçou! Por que sabiam quem ele era! Um ladrão, corrupto, defraudador!
 
Cristo quando foi constrangido a falar sobre a mulher adúltera! Ele o fez, dizendo: Quem de vocês jamais pecou atire a primeira pedra? O que foi que eles fizeram com suas pedras nas mãos?
 
 
 
Destas quatro pessoas com quem Jesus falou! Devemos falar também com elas? Como ele agiu?
a)       Com a Samaritana Ele disse suas mazelas e lhe informou que o Reino era chegado e deu a ela a Água Viva. Clareou sua mente e coração e disse a adoração agora é em qualquer lugar, dentro daqueles que conhecem o Deus todo poderoso!
 
b)      Com o centurião que não era de seu povo Ele diz: nunca vi fé com esta... Seu servo está curado! Sabemos que o centurião seguiu Jesus! De verdade!
 
c)       Com Zaquel ele comeu. E o Cristo em seu poder transformou a vida daquele homem que voluntariamente mudou seu comportamento. 
 
d)      Com a mulher adúltera que sabia qual era seu crime e qual era a sentença Ele pergunta: Cadê os seus acusadores? Mas alerta: Vá e não peques mais!
 
Mas destas quatro pessoas com quem Jesus falou devemos andar com eles? Praticando o que praticam?
Compreendam que DEVEMOS falar com qualquer pessoa, mas é preciso que ANDEMOS apenas com os que são alinhados com a palavra de Deus! Os fariseus estavam continuamente falando com Jesus! Quantos seguiram com Jesus ou quantos andaram com Jesus? 
 
 

 
Paulo era fariseu, entendido da lei. Ele que não teve contato humano com Jesus foi convertido após Jesus falar com ele e transformado pela palavra deixou de ser perseguidor da igreja. 
 
Com quem devo andar?
 
Com qualquer pessoa que ouvindo o evangelho de Cristo o guarda no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!