Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Sermão - 028


Anunciar boas novas
 
 

Falar de coisas boas é maravilhoso. Anunciar as boas novas de Deus – melhor! Mas na época de  Isaías falar ao povo e emitir sentenças não muito agradáveis era muito preocupante. O povo era rebelde  e Deus não se agradava disto. Mas era preciso anunciar. 
E não foi somente Isaías que falava ao povo dizendo que Deus não estava se agradando deles. Muitos outros profetas seus conterrâneos como Miqueias e Oseias também agiam assim.
 
Mas os profetas não traziam somente, más notícias. Há muitos que acham que os profetas são para assustar o povo. Eles trazem a verdade de Deus. E numa passagem de Isaías vimos às boas novas que eram anunciadas. 
 

 
Isaias fez o que Deus lhe mandou, mas vemos em Isaias 52 que havia também palavra de consolo e novidade de vida.
 
Isaias 52:7-10
7 ¶ Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!
8 Eis a voz dos teus atalaias! Eles alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando o Senhor fizer Sião voltar.
9 Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.
10 O Senhor desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.

A palavra principal de Isaías era salvação. Anunciar as boas novas e o próprio Cristo.
E se almejamos ser como Isaías anunciando do evangelho temos ou devemos ter algumas qualidades de quem assume a pregação do evangelho. E estas qualidades se ressaltam em nossas vidas de maneira natural:
 
1)      Como são aqueles que anunciam as boas novas?
 
a.       Pés formosos – a beleza dos passos de quem caminha com o objetivo de levar as boas novas de Cristo a todo canto da terra como esta escrito em Marcos 16:15 – Ide e pregai o evangelho;
 
b.      Anunciam a paz – em épocas de guerra. Nós vivemos guerras cotidianas que não são necessariamente com uso de armas mas que nos alveja destruindo nosso sossego, nossa paz, nossa família, nossos relacionamentos. São guerras. Neste tempo aquele que anuncia o evangelho deve levar a paz de Jesus. 
 
c.       Anuncia o bem – anunciar o bem não uma ideia de que nada vai dar errado, mas entender que em Jesus vencemos as aflições, as agressões e retornamos tais coisas com o BEM. Conseguimos enfrentar a nos mesmos e desejar o bem para as pessoas isto também é anunciar o evangelho.
 
d.       Faz ouvir a salvação – fazer as pessoas ouvirem aquilo que esta sendo anunciado e entender o que Deus deseja para elas e difícil, mas não é impossível. Ora o próprio Deus anuncia através de seus profetas que ELE não esta ausente de nossas vidas. Jesus estabelece a nova aliança com o seu sangue. Eis para todos a salvação!
 
 

 
 
e.      Dizer que Deus reina – ora os que anunciam com pés formosos a paz, o bem e a salvação entendem que apesar do mundo esta com o está ainda há princípios de Deus no coração dos homens. Há muitos indignados com a falta de ética, violência, corrupção, guerras, etc. existem pessoas que não toleram estas injustiças e mesmo que elas ainda não entendem a necessidade da salvação Deus tem tocado em suas vidas. Mas é necessário que cresça a presença de Deus ao ponto de dizermos como o profeta: Deus reina!
 
 
 
 
2)      E as atalaias? Somos todos nós que anunciamos a presença de Jesus em nossas vidas e anunciamos para todos os cantos que Ele vive e deseja outras pessoas nesta grande família. Nós somos estes que tem pés formosos e anunciamos o evangelho.
 
 

 
3)      Consolação de Israel e dos gentis – e nos que anunciamos ajudamos com nossas orações a consolar Israel diante das guerras que enfrentam. E eis outra de nossas obrigações: temos que ora por Israel. Paz seja em Israel. E também este mesmo consolo da presença de Deus esta sobre nos os gentis que aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, paz seja entre os gentis.
 
4)      Deus luta pelo seu povo – e além de tudo em que podemos nos alegrar, apesar de nossas lutas nós temos Deus lutando a nosso favor. Olha o que diz texto. Ele desnuda o seu Santo Braço... Sabe aquele gesto de recolher as mangas da camisa e dizer vamos à luta, vamos às soluções, vamos ao trabalho. É isto que Deus faz por nós.
 
A salvação vem do Senhor!
 
 

7 comentários:

  1. DEUS SEJA LOUVADO SEMPRE. ABRAÇO MEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  2. Sempre seja louvado... Que sejamos TODOS nos atalaias, projetos de Deus aqui na terra, anunciando a palavra aos outros corações. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. A Ele honra, glória, louvor e exaltação! Santo Deus e Eterno Pai!

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus por termos o privilégio de sermos adotados como filhos...

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes oro assim: Santo Deus e Eterno Pai! Ele merece todos os nossos elogios e palavras de exaltação! A Ele toda honra e glória!

    ResponderExcluir
  6. Deus abençoe e te conduza cada dia mais ao propósito do pai glória a Deus abraço meu irmão

    ResponderExcluir

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!