Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Sermão - 005

 

Quem está no esconderijo do Altíssimo? - Salmos 91



Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo...
Este poderoso salmo é utilizado por muitas pessoas. Muitas vezes como se fosse um mantra – “rel.: na cultura indiana, sílaba, palavra ou verso pronunciados segundo prescrições ritualísticas e musicais, tendo em vista uma finalidade mágica ou o estabelecimento de um estado contemplativo”
 
Outros simplesmente mantém suas Bíblias abertas na página acreditando que a palavra sozinha fará tudo se tornar verdade em sua vida.

 
Nós somos cristãos, evangélicos, protestantes. O mais importante que qualquer um destes títulos é saber quem somos em Cristo e em Deus.
Não será o pronunciar da palavra ou um cântico ritualístico que nos colocará na presença de Deus! Não será uma Bíblia aberta que fará se cumprir em nossas vidas o que esta escrito no livro. O livro é importante, o louvor é importante. A palavra, sim, muito importante. Mas precisa de MAIS!
 
 ( * )

Mas quem está realmente no esconderijo do Altíssimo?
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Salmos 91:15,16

Estar no esconderijo, ou se assim podemos dizer sob a proteção de Deus, escondido debaixo de suas asas, como afirma nosso amado Cristo, é uma decisão particular e individual. Muitos acham que estão, mas não estão. A decisão é particular, mas o aceite do Todo Poderoso é imprescindível (indispensável).
Ou seja, não há como está debaixo da proteção de Deus simplesmente por que você leu o Salmo! Não é assim que funciona.
Mas digo-vos que além de tudo que o salmo promete ainda encontrei no seu final o texto que lemos acima.
Quem permite ser tocado por Deus, protegido por Deus encontra uma possibilidade esplendorosa que é ser ouvido por Deus. Olha o que o Deus fala ao salmista: ele me invocará!
Eu poderia falar com os "meus botões" (falar consigo mesmo) vou falar com Deus e Ele deverá me ouvir! Mas sabemos que não é assim que funciona. Vejamos:
 
Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal. Jeremias 11:14
 
Mas Deus diz: Ele me invocará e eu lhes responderei! Não é isto? Sim... Ele quem? Qualquer um? Todos? Mulheres? Homens? crianças? Aquele que habita em Deus!
 

 

Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Jeremias 29:12
 
Aquele que habita em Deus.
As promessas de Deus para nós são claras. O amor que tem por nós inconfundível e grandioso.
Mas quem está realmente no esconderijo do Altíssimo?
Está achando muito Ele te ouvir? E é mesmo, não somos dignos. Então Deus fala assim: e Eu lhes responderei;
Aquieta meu coração e minha alma! Eu tenho um Deus que me permite invocá-lo e Ele ainda me responde!
Glória a Deus!
Então o meu Deus me responde! Responde a todos? Não...
 
Mas quem está realmente no esconderijo do Altíssimo?
Pergunte ao seu próprio coração como você está com Deus e se faz parte desta possibilidade maravilhosa de estar debaixo das asas de Deus.
É pouco ser atendido por Deus em suas preces e no seu clamor Ele é demais... Estará contigo na sua angustia!
Aquieta meu coração e minha alma! Quer dizer que estando eu angustiado com qualquer coisa clamarei a Deus e Ele estará comigo na minha angustia? Sim. Mesmo que a angustia seja fruto da minha própria estupidez e loucura? Sim. Ele é o Deus verdadeiro que com sentimentos especiais para com cada um de nós atende nosso clamor e vai adiante afirmando que vai retirar a angustia de nossos corações.
Este é o meu Deus! Quem é o seu Deus?

 

Mas quem está realmente no esconderijo do Altíssimo?
É pouco. Glorifiquem o nome do Deus vivo! Com Cânticos de louvores. Ele é digno: Santo! Santo! Santo!
Vai te glorificar... Não sei você, mas eu não me acho digno de tudo isso mas Deus afirma... Deus não mente! Nos sim, mas ele nunca mente. Tu o invocarás, na condição necessária, Ele te responderá, Ele ficará contigo nos momentos de angustia, te afastará da angustias e ainda de lambuja: te glorificará!
Está pouco?
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
 
*Observação: "Read me" significa LEIA-ME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!