Todas as virtudes que pedimos – Parte 2
Glória a Deus por todas as coisas! No meu ministério o foco de minhas discussões, aprendizados e ensinos estão nas VIRTUDES. Não somente na palavra, mas nas palavras que as representa e como elas, palavras, podem atuar em nossas vidas, se deixarmos e se pedirmos a Deus para que seja assim. Na primeira parte que falamos sobre todas as virtudes que pedimos, versei boa parte delas, virtudes, mas existem outras sobre as quais falaremos. Dando o conceito simples e no final buscaremos ver como estas virtudes pode nos ajudar. Quero salientar que estou usando os conceitos que tenho encontrados no próprio Google, cujos textos são razoáveis e não muito equivocados do entendimento filosófico ou teológico sobre as virtudes citadas. Vale relembrar que a busca em nossos corações de atitudes que indiquem exatamente o contrário das virtudes, para pedindo a Deus mudarmos nossos comportamentos. Então continuemos...
Confiança – “crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência, discrição etc. de outrem; crédito, fé. ”
Esperança – “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé (tb. us. no pl.).”
Paciência – “qualidade do que é paciente”
Temor de Deus – “é um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã”
Perdão – “remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa, indulto.”
Domínio próprio – “comando, dominação, controle, arbítrio, autoridade, império, mando, poder, senhorio, soberania, superioridade, supremacia.”
Lealdade – “respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade.”
Persistência – “qualidade de persistente; constância, pertinácia.”
Cura – “Ação ou efeito de curar(-se).”
Empatia – “capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc.”
Maravilhas – “ato, pessoa, fenômeno ou coisa extraordinária que provoca admiração pela sua perfeição, beleza, etc.”
Integridade – “Significa a qualidade ou estado de alguém que é integro, que possui conduta reta, ética, justa, honesta, proba”
Gentileza – “ação nobre, distinta ou amável”
Generosidade – “virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem; magnanimidade.”
Consolo – “Ação de consolar, de tentar aliviar os sofrimentos, as dores ou as mágoas de alguém, ou de si mesmo; conforto”
Disciplina – “ordem, regulamento, conduta que assegura o bem-estar dos indivíduos ou o bom funcionamento”
Honestidade – “qualidade ou caráter de honesto, atributo do que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos.”
VERDADE – “propriedade de estar conforme com os fatos ou a
realidade.”
Obediência – “ato ou efeito de obedecer”
Pontualidade – “qualidade ou condição de pontual.”
Pureza – “1. Qualidade do que é puro. 2. Transparência; limpeza; nitidez; diafaneidade.”
Tolerância – “ato ou efeito de tolerar; indulgência, condescendência.”
Gratidão – “reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor”
Respeito – “consideração, deferência, reverência.”
Tratável – “que se caracteriza pela afabilidade; lhano, afável, amável, benévolo.’
Compreensão – “faculdade de conter em si, em sua natureza, ou numa categoria, num sistema.”
Não há uma análise um ensino do significado das palavras, porque em si os conceitos já dizem o que elas significam. Mas para nós o que importa estas palavras? O que estas palavras dizem o nosso coração? Acaso temos sito perfeitos em nossas atitudes e relacionamentos: conosco, com outros, com nossos parentes, amigos, companheiros, com DEUS, com colegas de trabalho? Sei que podemos melhorar e muito. E creio que um bom princípio é pedir a Deus cada um destas VIRTUDES. Para que façam morada em nossas vidas. Como tenho pedido “SENHOR AFORMOSEA NOS COM ESTAS virtudes no corpo, na alma e no espírito, em nome de Jesus”. Peço por que reconheço minha incompletude diante de diversas destas virtudes. Elas são poderosas para nos mudar. Todavia precisamos DESEJAR estas mudanças. Como dito no sermão anterior, procure no seu íntimo o que mais tem afetado o seu relacionamento com as pessoas e principalmente com Deus. Sim são defeitos. São como disse em um dos meus sermões DESVIRTUDES. Se não localizamos nenhum defeito, ou desvirtude, pergunte a alguém próximo a ti, infelizmente temos... Infelizmente temos.
Deus seja a nosso favor. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!