Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2020

Sermão - 053


Vaidade, Arrogância;
 
                X

Modéstia, Afabilidade
 
 


Qual seria a dificuldade em se viver de forma modesta? A princípio nenhuma... Não é mesmo? Mas quem de vocês não preferiria viver como rei? Não diz a Bíblia que somos reis e sacerdotes? A gente pergunta assim, mas pode ter alguns que preferem não viver como rei. Tem uns que preferem ser: imperadores, ditadores, presidentes, papas, bispos, generais. Afinal não são somente os reis que vivem bem e com abastança em suas vidas, outros cargos também permitem...

Alguns, poucos, realmente gostam de viver em simplicidade. Alguns destes por que se preocupam imaginando que uma vida não modesta significaria mais preocupação e maior responsabilidade. Isto também é verdade. Seria também vaidade? Orgulho de ser pobre? Ou simples?
 

 

Vamos ler alguns textos da Bíblia:

Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade. Eclesiastes 12:8

Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra: que há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos. Digo que também isto é vaidade. Eclesiastes 8:14   (o ardil do engano)

O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidade. Salmos 94:11

Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. Salmos 119:37

Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. Tiago 4:16

Não confie, pois, na vaidade, enganando-se a si mesmo, porque a vaidade será a sua recompensa. Jó 15:31

No mundo terreno não existe para as pessoas intenção de viver espiritualmente sempre. A verdade é que embora convertidos ao cristianismo, preparados pela palavra de Deus, a até mesmo com a presença do Espírito Santo em nossas vidas, digo não plenamente cheio, mas tendo sua interferência, estamos sujeitos a viver não modestamente, mas cheios de vaidade... Caímos no conceito de Ec. 12:8. TODOS nós... Sem exceção gostamos de alimentar nossa vaidade, e existem alguns que têm orgulho de ser modestos...
 

Entenda que orgulho (no conceito de respeito por si) não caminha para o erro. O problema é o orgulho que se inclina para a vaidade.

Assim também temos vaidade. Ec 8:14;
Neste momento praticamos o engano pois o orgulho e a vaidade andam juntas para destruir a estrutura espiritual do ser humano e sim e verdade que alguns justos por desejarem as coisas da vaidade praticam o mal.
E muitos ímpios praticam o bem por pura vaidade. Para serem vistos na sociedade e reconhecidos nos lugares por onde passarem. Isto é vaidade.
 
 

 

Vocês acreditam que andando neste caminho seriamos nós capazes de nos esconder de Deus? Perdoa nos Senhor pelas nossas vaidades... temos que clamar a Deus todos os dias. Por que é vaidade achar que seriamos capazes de rejeitar as coisas do mundo: riquezas, cargos, posição social, reconhecimento, mesas fartas, roupas bonitas, veículos, joias, estética na casa e em nossos corpos, casa grande... quantas coisas mais vocês me ajudariam a falar que redundam em vaidade? Ajudem me! Sapatos, relógios (agora que temos celular com relógio, por que você ainda usa?) ...

Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade. Eclesiastes 12:8

Não precisam jogar estas coisas fora! Não precisam mudar sua vida completamente abandonando seu conforto para agora viver na rua sem nenhuma comodidade para anular a vaidade!
Embora o sábio Salomão nos alerte, junto com o salmista e outros profetas, eles não desejam que se abandone uma vida digna!
É diferente!!!
 
O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidade. Salmos 94:11
 
Quem é o centro de sua vida?
 
Abandonar a vaidade não é viver na miséria, sem riquezas, sem cargos, sem posição social, sem reconhecimento, sem mesas fartas, sem roupas bonitas, sem veículos, sem joias, sem estética na casa e em nossos corpos, sem casa grande... 
 
Mas o que ou quem e o centro de sua vida? Este poderá ser o problema: vaidade!
 
 

 
Quem é o centro de sua vida?

Se o centro de sua vida é realmente Jesus, o nosso Senhor... Você já tem uma parte do caminho andado para evitar a vaidade.
Porque Jesus sendo Filho, lindíssimo do Deus Todo Poderoso, foi simples, modesto. Amém!?

O que devo fazer, se a vaidade está me corroendo por dentro e por fora?

Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. Salmos 119:37

Fácil? Duvido.... Eu não sou muito vaidoso com relação a roupas e adornos. Mas pergunte se não gostaria de andar por aí numa vermelhinha(Ferrari)? Não sabe o que é? Mas o meu pratinha (Fiat) anda bem e me leva nos mesmos lugares que eu preciso. Vaidade.
 

 
 
Eu tenho casa e moro bem, mas será que não queria morar no palácio de buckingham, onde a rainha Elizabeth mora? Uau Vaidade.
 
Joias ostentosos, daquelas que chega a ser perigoso usar nas ruas!? Vaidade.




Duas furadeiras em casa, vaidade! Não mais... Uma foi doada... Doe objetos que não tem mais uso!

Sou o tesoureiro do Sr. Tal, meu chefe investe na bolsa e ele deixa eu acompanhar! Vaidade.

Eu cumprimentei o Falcão no aeroporto, falei com Ludmila Ferber, almocei com Pr. Cirilo Já conversei com ministro, Governador, muitíssimos prefeitos, pessoal isto é verdade! Mas se eu não divulgasse, não seria vaidade, mas se ao contar para vocês o faço com orgulho como se fosse troféu: VAIDADE. Deus me livre destas coisas.
Quantos de vocês me conhecem a mais de dois anos? Quantos sabiam disto? Então talvez não tenha sido vaidoso...
A propósito o quadro atrás da foto foi pintado por mim! Vaidade?
 

 
Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. Tiago 4:16

Vangloria é o nome da gloria humana para o que faz e é. Glória, digam comigo Glória! Somente Jesus é digno de toda Glória! Amém?

Não confie, pois, na vaidade, enganando-se a si mesmo, porque a vaidade será a sua recompensa. Jó 15:31

Deus nos livre da vaidade... E nos dê Modéstia, Afabilidade...
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!