Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Sermão - 049


Pai Nosso!
 
 
Esta é uma das orações mais conhecidas e praticadas no mundo todo, creio.  Quando lemos a Bíblia surge em vários lugares formas de oração. Os salmos são exemplo claro disto. Vemos também que uma simples conversa com Deus sem muito rebusque ou desinteressada torna-se uma oração a Ele. As vezes nos preocupamos demais com a forma e a beleza de uma oração. Deus quer ver a sua sinceridade. 
 
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação (
e não nos deixes entrar em tentação); mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

O que é ser Pai? Alguém que doa parte de si para produzir outra pessoa! Mas ao chamar alguém de Pai você está dizendo que é seu filho. 
 

 
 
E o que é ser Filho de Deus? Quais são as condições para que você se digne ser chamado filho de Deus? É somente dizer sou... Não...  João no evangelho diz: “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
 

 

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”
João 1:10-13
 
Há uma condicionante clara quanto ao mérito e a forma em que nos tornamos filhos de Deus. 
 
Que estais nos céus! Eis que este texto nos mostra a condição de Deus... Ele está no reino dos céus e sua condição de Deus não se abala, a sua pureza, verdade, perfeição, majestade, nada disto se abala. Temos que saber que Deus é tão grandioso que não merecemos o seu amor, porém Ele apesar de tudo que fazemos de errado... Ama-nos e mesmo estando num estado muito, muito, muito superior a nós Ele nos vê lá do seu reino.
 
Cala-te o homem ímpio não abra sua boca para falar do santíssimo, pois este é o seu nome santificado seja o teu nome... Diz a oração. Precisamos compreender esta dimensão de santificação e não blasfemar contra o nome de Deus, ou vulgarizar o seu nome como se Ele fosse pessoa comum. Deus é incomum, maravilhoso, companheiro, Príncipe da paz. Deus é senhor de todas as coisas... A Ele toda honra toda glória e louvor. 
 

 
 
Se desejamos ser filhos e se entendemos que Ele é santo, compreendemos que o seu reino como funciona nos céus deve ser aqui na terra. Não é, ainda, a Nova Jerusalém e nem podemos trazer o céu para a terra, isto não nos pertence. Mas fazer o máximo que podemos para que a terra se pareça como céu... Pois esta atitude nossa vai nos permitir um convívio melhor uns com os outros, elevando nosso espírito e nos conduzindo ao que o Filho de Deus nos ensinou! Andar como Ele andou aqui na terra: conviver bem, amar as pessoas, curar as pessoas, alimentar as pessoas, até mesmo corrigi-las, mas tudo com a visão de Cristo que era perfeita em seus feitos.
 
Trazer o reino de Deus da melhor maneira que podemos é fazer a vontade de Deus na terra como no céu...
 
Pertencer a este reino, chamar a Deus de Pai, ser tido como seu filho, conhecer o amigo Deus e sua grandiosidade, desejar o seu reino aqui na terra para que muitos que não o conhece saibam que Ele é Deus e favorece aos que estão sobre sua obediência. Tudo isto nos leva a tranquilidade de que nada nos faltará! Não as coisas supérfluas e sem sentido, mas tudo que de maior necessidade temos não faltará! 
 

 
 
O pão de cada dia será dado. Da mesma forma que o maná desceu do céu para os Judeus nos dias de suas necessidades. E Jesus ainda diz que não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que vem da boca de Deus. Mas Deus dá pão até ao homem vil, que aparentemente nem deveria estar vivo, pois e este um assassino, ladrão, sanguinário, violento, homem mal. Mas come pão. Por quê? 
 
Deus vê o futuro e usa vasos conforme sua vontade. Muitas para o bem. Este realizam as grandes obras de Deus aqui na terra. Outros para o mal. São estes a vingança de Deus na terra. Pois a palavra diz a vingança pertence ao Senhor. Mas como disse Cristo na ceia, mas ai daquele que por intermédio dele se fizer maldade, ou ainda não será tipo como inocente os que desviam do caminho os pequeninos de Deus.
Perdoar também é virtude de Deus. Se Ele não perdoasse nossas ofensas estaríamos todos nós mortos. 
 

 
 
Mas Deus deseja que entendamos que este perdão condicionado não é para dificultar nossa vida, mas para melhorá-la visto que estamos na terra e precisamos conviver uns com os outros. Ao condicionar o perdão d´Ele ao nosso perdão Deus visualizá-la uma terra de pessoas que buscam o bem entre si. 
 
Aprenda a perdoar e não guarde mágoa, nem de forma alguma tente ocupar o lugar de Deus! A vingança pertence ao Senhor. Somente a Ele! Muitas pessoas estão doentes porque não perdoam guardam mágoas e estas se convertem em suas vidas em feridas vivas que destroem sua mente e seu corpo.
 
Vocês estão entendendo o que é ser filho de Deus! Pai nosso... Pai nosso. Mas é preciso ser filho!
 
 
 
Deus nos conduzirá com segurança pelos nossos caminhos, a saber, seus filhos, aos ímpios os caminhos são qualquer um e muitos destes caminhos levam a perdição! Mas se desejamos ardentemente ser filhos de Deus pedimos nos livre das tentações, que limpe o nosso caminho e nos conduza em paz pela nossa passagem pela terra. 
 
Para os homens e mulheres que vivem segundo as regras do mundo, sem a necessidade de obediência a Deus qualquer coisa que surgir a sua frente é caminho. Se há prazer físico, satisfação de desejos, se seus olhos se contentam e se há vantagem tudo é caminho para o homem mal. O ímpio desconhece os mandamentos e estatutos de Deus. E você conhece os mandamentos e estatutos de Deus, ou anda em qualquer caminho?
 
Livra nos do mal Senhor... do mal que está nos meus próprios pensamentos e decisões para que eu possa por fim meu Pai dizer:
 
Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
 

 
 
E tu Deus, no recanto de seu trono, clamo ti reconheça que sendo seu filho eu tenha direito de te adorar e tu receberás a minha adoração,  da melhor maneira possível que eu possa fazê-la, pois teu é o reino eterno, o poder infinito, a glória sem fim e maravilhosa... Para sempre amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sobre sermão, neste Blog, é com intenção de corrigir erros de ortografia e lógica. Os comentários ligados a questão doutrinárias poderão ser ignorados e até não aceitos se forem ofensas a outras doutrinas!