Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Sermão - 035


O Senhor é o Criador!
 
 

Nós olhamos  para o céu de chuva e vemos que as águas caem e, sem distinguir quem, nos fornece vida, através dos alimentos que saem da terra e isto ocorre em todos os lugares, nos tempos determinado por Deus. 
Mas as chuvas de Deus são muito mais do que vida, nela: chuva de Deus, há justiça e Ele realiza seus atos não segundo a vontade dos homens, mas segundo a Sua vontade. 
Deus usou e usará homens e mulheres de acordo com Sua vontade para fazer o que Ele deseja aqui na terra. Nem sempre estas pessoas serão do seu povo, como é o caso de Círio.
 

8 - Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o Senhor, as criei.
9 - Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos?
10 - Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? E à mulher: Que dás tu à luz?
11 - Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos.
12 - Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.
13 - Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e soltará os meus cativos, não por preço nem por presente, diz o Senhor dos Exércitos.
14 - Assim diz o SENHOR: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, e diante de ti se prostrarão; far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus.
15 - Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador.
 
 

 


No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:
Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá.
 

 


Quando Deus determinou ao povo de Israel realizar para ele um lugar de morada Ele manifestou a sua vontade com detalhes mostrando para eles, israelitas cada característica da construção. Davi preparou no seu reinado todo o material para a construção e iria construir quando Deus lhe disse que não seria ele a fazê-lo. Salomão construiu!
Muito tempo depois e alguns anos de pecado afastaram o povo de Israel de Deus a consequência foi sua escravidão em terras alheias.
Agora em cativeiro eles tiveram um libertador temporário e humano chamado Ciro. Ele era persa, ou seja, se fosse hoje seria iraniano, nação inimiga de Israel. 
 
Deus usa quem Ele deseja e a sua justiça ocorre no tempo e do jeito d’Ele. Vejamos as manifestações de Deus naquele tempo e que se reproduz hoje, por que Deus continua sendo Deus!

1)      Chuva de Deus – no verso oito fala de uma chuva que parece convencional que dará, saindo da terra, o seu fruto para alimentar o homem. Sabemos da importância da água e dos seus efeitos sobre a terra. Mas parece que Deus deseja que algo mais nascesse além dos frutos comuns Ele fala de justiça. Uma “árvore” que permite ao povo viver em paz. A quem pediremos justiça nos tempos de hoje: Jesus!
 
 

2)      Chuva de Deus – no mesmo verso Deus lembra que dos frutos da chuva teremos também a salvação. Quando um povo está aprisionado qual é o seu desejo principal? Libertação! Aguardam um salvador para lhes tirar desta prisão. Assim foi com o povo de Israel e Ciro foi o seu libertador daquele momento. Quem é o vosso libertador de hoje? JESUS!
 
 



3)      Deus criador de tudo – Pode o homem reclamar e dizer a Deus: “que fazes”? Ou a obra do oleiro reclamar da forma que foi feito? Tem o homem direito de dizer a Deus fazes assim e assim? O povo de Israel fora dos caminhos encontra num gentil a possibilidade de libertação e retorno para suas terras. Seria normal que todos quisessem a salvação mas sabem que alguns preferiram ficar em outras terras. Não desejavam a salvação de Deus! E vós que tipo de salvação desejam? Preferem brigar com Deus?  
 
 
4)      Ser filho é ser bênção – verso 10 parece que há um povo rebelde que não deseja nascer. Indaga ao Pai por que seriam feitos. Mas a resposta de Deus é a iluminação do caminho de seus descendentes. Deus anda a procura de filhos obedientes que não perguntam porque, mais no caminho que ele define encontram felicidade. E a felicidade é Jesus! Ser filho de Deus é participar da alegria de Jesus!
 

 

5)      O Senhor é o Criador – verso 12 – “Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.” O que mais queremos de Deus! Ele nos deu tudo que temos. Nos deu sua justiça, a salvação em Cristo Jesus... O que mais queremos de Deus?
 

 

6)      Deus suscitou um gentil – Ciro – no verso treze Deus diz que ele será para Si o que ele deseja. Antes de libertar o povo de Israel Deus deu a este rei força para ter vitória em toda a região ao redor de Israel. Antes de libertar o povo Deus definiu que viveriam em segurança. Permitiu a Ciro fazer uma casa para Deus. Mas estes tempos já passaram hoje a casa de Deus somos cada um de nós. Quem é o vosso libertador? Jesus!

7)      Nosso Deus é o Salvador – a salvação quem vem de um homem é temporária. E não ocorreu se não por que Deus permitiu e deu-lhe forças para enfrentar os povos daquela época. Aquele rei soube valorizar o que Deus fizera com Ele ao ponto de dizer e reconhecer a soberania de Deus. Mas os tempos passam e os reis se vão, e agora quem será o libertador? Não importa quem governa a nação se Deus não te enviar um libertador como tu sairás do seu cativeiro? O nosso libertador eterno é JESUS!
 

 

N’Ele... Temos libertação eterna e gratuita. Este ato é tão poderoso que Ciro foi usado nos seus tempos para fazê-lo com o povo de Israel. Foi uma libertação temporária mas funcionou. Agora estamos em outras épocas e temos um Rei imortal que nos oferece a liberdade TODOS os dias e você espera por quem? Esta aguardando que reis humanos te façam alguma coisa engraçada?

Salmos 62
1  A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.
2 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.
Amém!

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Sermão - 034


10 mandamentos e Adão!
 

 

Em que Adão pecou contra Deus? Quais dos dez mandamentos ele quebrou? 
Quando de fato falhou com Deus e Deus se afastou dele? Como a Coroa da Criação que tinha tudo ao seu redor e a sua disposição de repente resolveu se afastar do Criador e a ouvir outras fontes de informação e formação? 
Por que ele fez isto? O que foi que aconteceu com Adão? Não será possível responder tudo, mas vamos olhar algumas coisas...



 
E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:8-19

Quando os ouvidos de Eva se abrirão para dar atenção a outras palavras que não era as de Deus ela então conversou com a serpente. Quando foi lhe indicado uma possibilidade de ter poder acima do que eles (Adão e Eva) tinham até aquele momento ela então ficou curiosa. Quando lhe foi mostrado a possibilidade de um poder maior. Ela titubeou, mas logo já estava ouvindo o que a serpente falava. Cobiça? Será? Pois a serpente disse que ela seria como Deus sabendo do bem e do mal. 
 
 
 
Olhos de Eva olharam para a fruta e se agradaram do que via não seria este o primeiro ato de idolatria? Agora a árvore agradava mais do que o próprio Deus? Outro deus se apresentaram diante de Eva? Agora a árvore era mais importante que Deus?
E Adão quando Deus o chamou ele se escondeu de Deus? O que é isso? Já não te agradas com o teu Deus? Vocês já viram isto em alguma lugar pessoas, tentando, se esconder de Deus? Será que conseguem? Alguns buscam outros deuses! Ora estava nu disse Adão. Percebeu Adão que ele não podia esconder nada de Deus. Então tentou se esconder de Deus.
 
Quantos pecados até agora: cobiça, idolatria, adorando a outros deus e falso testemunho. Este ainda não...
 
Acusou  a Deus dizendo: “A mulher que tu me deste...” levantou falso contra o próprio Deus e entregou  Eva (dedo duro). Está pensando que é somente Adão que faz isto? Ele deveria ter respondido simplesmente sim... mas colocou ressalvas para se dar bem no processo culpando a outra pessoa, neste caso Eva. E Eva culpou o diabo. Quanto ao diabo nada tenho a dizer, mas Adão não demonstrou amor por Eva quando a culpou de seu erro. Não matarás o mandamento é claro. Acusar as pessoas de coisas que fizeram, ou que não fizeram, bancando o inocente quando você é co-participante do erro não é nada legal. É traição e traição é como se fosse assassinato.  Como dizemos: “cara você me matou com esta palavra”. Ele “matou” Eva. 
 

 
 
Disse Deus que a terra era maldita por causa do homem, então o homem adulterou o estado normal da terra e de tudo mais. Adulterou. A palavra tem significado certo: modificar, falsificar, defraudar. Quando se faz um aliança com alguém e se muda, modifica a aliança adultera-se o contrato a inicial a Aliança será desfeita, defraudada.
 
Quantos pecados até agora: cobiça, idolatria, adorando a outros deus, falso testemunho, matar, adulterar! Será que chega aos dez?
 
Quando Deus terminou com Adão e Eva nos dizeres e no relatório sobre a queda deles. Ele fez uma coisa importante:
 
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Gênesis 3:23,24
 
 
 
Se Deus não protegesse a árvore da vida, será que alguém iria lá roubar alguma coisa? Não roubou porque Deus protegeu e não deixou.
A imagem e semelhança de Deus, o homem, o Adão, a Eva, e todos nós... Somos bem difíceis de lidar. Logo de inicio já damos trabalho a Deus. E continuamos trazendo para Ele, mas dificuldades do que soluções. Esta é a verdade. Sobraram três mandamentos que não percebi se Adão inicialmente quebrou: desonrar o pai a mãe, falar o nome de Deus em vão e deixar de guardar sábado! 
 
Notemos que depois que foi lançado fora do éden não temos mais um Adão encontrando com Deus toda tarde para discutir os assuntos corriqueiros do dia. Sabemos que por criação Deus é o pai de Adão (criador), então por analogia podemos dizer que Adão desonrou ao Pai ao errar, pecar e se afastar de Deus. Mais um! 
 
Quanto ao sábado, trata-se de um mandamento ensinado por Moisés.
O silêncio de Adão após a sua condição foi tão forte que nem teria como falar o nome de Deus em vão.

Queres tu julgar a Adão? Sabes que não deve...
 
Quantos pecados até agora: cobiça, idolatria, adorando a outros deus, falso testemunho, matar, adulterar! Desonrou o Pai Deus. Será que chega aos dez?
 

 
 
Sabe aquela história de Jesus com a mulher adúltera  em que os fariseus querendo testá-lo e desejando julgar e condenar aquela mulher? Com Adão e Eva seria a mesma coisa. Quem de nós não comentou ou comete os mesmos erros?
 
Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
1) Não terás outros deuses diante de mim.
2) Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3) Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4) Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
5) Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6) Não matarás.
7) Não adulterarás.
8) Não furtarás.
9) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10) Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20:1-17

Selá!

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Sermão - 033


Quem deseja brigar/pleitear com Deus?



Muito tenho falado que admiro os homens que brigam com Deus. Que pedem coisas a Deus e disputam com Ele para que possam ter o que querem. 
Não me perguntem se eles estão certos ou errados! 
Mas será que eles tinham razão ao brigar com Deus?  
 
 Quem deseja brigar com Deus? 
 
Certamente vocês dirão longe de mim tal insanidade! Bem verdade seria insanidade brigar com Deus, mas muitos homens da Bíblia brigaram com Deus: Moisés, Jacó, Jó, Abraão. Outros argumentaram com Deus procurando direito. Os profetas, os reis de Israel. Muitos homens brigaram com Deus. 
 
E vocês querem brigar com Deus?


4 - E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
5 - Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.
6 - Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.
7 - E era o maná como semente de coentro, e a sua cor como a cor de bdélio.
8 - Espalhava-se o povo e o colhia, e em moinhos o moía, ou num gral o pisava, e em panelas o cozia, e dele fazia bolos; e o seu sabor era como o sabor de azeite fresco.
9 - E, quando o orvalho descia de noite sobre o arraial, o maná descia sobre ele.
10 - Então Moisés ouviu chorar o povo pelas suas famílias, cada qual à porta da sua tenda; e a ira do Senhor grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés.
11 - E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?
12 - Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?
13 - De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;
14 - Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.
15 - E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal.

Moisés cansado daquela carga (a multidão do povo de Israel chorosa) começou a brigar com Deus!
Vocês sabem que Deus não matou Moisés embora  ele tenha pedido. Mas poderia tê-lo feito. Pleitear algo com Deus deve ter motivo e este motivo deve ser válido. E Deus atenderá o seu pedido! Sempre... Mas o que estamos pedindo a Deus é válido?

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.




Disputar / brigar com Deus por algo... Ou por muitas coisas pode nos levar a tê-las... É esta a parte mais incrível de um pedido feito a Deus!  Poderemos conseguir o que pedimos a nossa insistência vai fazer acontecer... Sim! E Ele nos atenderá... Sim E depois?


O que acontece depois que Deus atende ao pedido de um menino pidão, egocêntrico,  arrogante, presunçoso, descontrolado, valente, irritado, egoísta, injusto, desesperado, agoniado, ... Tantos substantivos.
 

 

Depois este menino deverá desfrutar daquilo que pediu! Quer seja bom quer seja mal...!

Antes de brigar com Deus por algo, pergunte a si próprio:
1)      É do interesse de Deus que se realize?
2)      É para a glória de Deus que aconteça?
3)      Vai me trazer benefícios sem malefícios?
4)      Vai melhorar ou piorar minha vida?


Leiam, por favor o conto anexo no final desta mensagem!

Outra questão é também muito importante. Como Deus responderá a esta minha querela com Ele? Como disse antes, certamente Deus te atenderá! Mas será do jeito d´Ele! E agora?
1)      Devo aceitar o que Deus me respondeu ao meu questionamento?
2)      Devo rejeitar as ofertas de Deus: pois são diferentes do que esperava.
3)      Devo ignorar os presentes de Deus?
4)      Devo continuar minha briga pedindo que troque o primeiro presente?

II Rs 20...
O Rei Ezequias  clamou a Deus por mais vida. Ele estava prestes a morrer, mas deseja viver mais. O pedido dele foi aceito e concedido, mas gerou a Manassés. Um rei jovem que foi um péssimo rei diante de Deus. Ezequias gerou a Manassés.

Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.

Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu. 

 

 
Davi não reclamou nem brigou com Deus, pois sabia que estava errado se o fizesse! Apenas aceitou a sentença e clamou por misericórdia.

Jacó lutou com um anjo e foi abençoado! Que bom...

Jonas reclamou com Deus para não ministrar ao povo de Nínive... Fugiu e voltou à força... Reclamou da erva que Deus matou e recebeu a lição de Deus sobre valor da vida.

Cuidado com o que pede a Deus Ele certamente o concederá... Do jeito d´Ele! E terás que receber as consequências de seu pedido. Quer sejam boas quer sejam más!


E disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo.
Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.
E dirás ao povo: Santificai-vos para amanhã, e comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do Senhor, dizendo: Quem nos dará carne a comer? Pois íamos bem no Egito; por isso o Senhor vos dará carne, e comereis;
Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco dias, nem dez dias, nem vinte dias;
Mas um mês inteiro, até vos sair pelas narinas, até que vos enfastieis dela; porquanto rejeitastes ao Senhor, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egito?
E disse Moisés: Seiscentos mil homens de pé é este povo, no meio do qual estou; e tu tens dito: Dar-lhes-ei carne, e comerão um mês inteiro.
Degolar-se-ão para eles ovelhas e vacas que lhes bastem? Ou ajuntar-se-ão para eles todos os peixes do mar, que lhes bastem?
Porém, o Senhor disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do Senhor? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não.
E saiu Moisés, e falou as palavras do Senhor ao povo, e ajuntou setenta homens dos anciãos do povo e os pôs ao redor da tenda.
Então o Senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.
Porém no arraial ficaram dois homens; o nome de um era Eldade, e do outro Medade; e repousou sobre eles o espírito (porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda), e profetizavam no arraial.
Então correu um moço e anunciou a Moisés e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial.
E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus jovens escolhidos, respondeu e disse: Moisés, meu senhor, proíbe-lho.
Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele!
Depois Moisés se recolheu ao arraial, ele e os anciãos de Israel.
Então soprou um vento do Senhor e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, de um lado e de outro lado, ao redor do arraial; quase dois côvados sobre a terra.
Então o povo se levantou todo aquele dia e toda aquela noite, e todo o dia seguinte, e colheram as codornizes; o que menos tinha, colhera dez ômeres; e as estenderam para si ao redor do arraial.
Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do Senhor contra o povo, e feriu o Senhor o povo com uma praga mui grande.”




O povo pediu e Moisés brigou com Deus e reforçou o pedido do povo. A Moisés cujo pleito era justo foi concedido auxílio para julgar o povo mas ao povo coube a sentença de praga sobre suas vidas pois rejeitaram o maná de Deus.

Peça a Deus intimidade. E que Ele abra vossos ouvidos para sua vós e palavra. Certamente tudo que pedires será conforme a vontade de Deus! E tudo lhe irá bem!